Castramóvel atende mais de 800 animais em apenas 3 campanhas este ano

No decorrer dos próximos meses ainda haverá mais 14 campanhas na cidade. A estimativa é que até o final do ano sejam castrados e microchipados, cerca de 5 mil animais

06/08/2021 as 11:50

A Administração Municipal tem investido e apoiado a causa animal no município. Realizados pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os serviços oferecidos pela unidade do Castramóvel têm ganhado relevância no município e se tornado referência nas cidades da região.

 

O Castramóvel é um ônibus equipado com um centro cirúrgico, que realiza os procedimentos de esterilização e microchipagem de forma itinerante e gratuitamente no município. A iniciativa visa o controle populacional de cães e gatos, evitando que esses animais se reproduzam de forma descontrolada e fiquem em situação de abandono pelas ruas da cidade.

 

Em 2020, a unidade móvel atendeu 6.122 animais que foram devidamente castrados e microchipados. Desde o começo do ano, em apenas 3 campanhas foram realizados 813 procedimentos cirúrgicos em felinos e caninos. Até o final de 2021 ainda estão previstas mais 14 campanhas, com expectativa para atender cerca de 5 mil pets.

 

Cabe destacar, que os gatos procriam costumeiramente a cada 3 meses, já os cães a cada 6 meses e a média por procriação em ambas espécies é de cerca de 5 filhotes. Diante disso, os trabalhos de esterilização animal, com as campanhas realizadas este ano pelo município através do Castramóvel, terão como contribuição a diminuição da média de nascimento de aproximadamente 2.230 animais, no período de 6 meses.

 

O Castramóvel conta com uma equipe de profissionais, que antes de executar qualquer procedimento, avaliam individualmente cada animal, para diagnosticar se o pet está apto e em condições para passar pela esterilização.

 

A esterilização animal ou castração como é popularmente conhecida, é um procedimento cirúrgico que constitui a remoção dos órgãos secretores e produtores de hormônios. A castração é muito importante para a saúde animal, contribuindo na redução da mortalidade precoce e na prevenção de inúmeras doenças que podem afetá-los.

 

A microchipagem, por sua vez, é uma técnica de identificação do animal. É realizado um cadastro no banco de dados e feita a implantação de um chip nos pets, contendo todas as informações pertinentes a cada animal. Esses dados são importantes para identificar, bem como localizar o responsável pelo animal em determinada situação, dentre outras ações. O uso do microchip, por exemplo, é obrigatório para emissão de documentação de viagem para quase todos os países europeus.


As próximas campanhas do Castramóvel acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no bairro do Matadouro, em local a ser divulgado posteriormente, atendendo aos pets residentes nos bairros: Matadouro, Vila Bianchi, Jardim Recreio, São Lourenço, Lavapés, Vila Municipal e Vila Mota. Aos interessados, o cadastro deve ser feito no link: (https://bit.ly/35Q2Ksg). Em caso de dúvidas ou para mais informações, o munícipe pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo pelo telefone (11) 4033-1870 ou no e-mail dibem@braganca.sp.gov.br.