Vai Rolar!

Das 14:00:00 às 16:00:00
Com: Fabiano Russo

Prefeitura define detalhes para implantação do Núcleo de Incubadoras

Parceria com o IFSP vai permitir ainda criar o Centro Bragantino de Tecnologia e Inovação

02/07/2021 as 09:05

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, realizou na quarta-feira (30/06) reunião com representantes do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) para tratar da parceria referente à implantação do CBTI (Centro Bragantino de Tecnologia e Inovação) e do Núcleo de Incubadoras.

Participaram da reunião, representando a Prefeitura, a Secretária de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Camilla Gallucci Tomaselli, e representando o IFSP, o Diretor Geral João Moro; o Coordenador de Lab Maker do IFSP, Vitor Garcia; e o Diretor de Articulação e Inteligência e Diretor do Núcleo de Incubadora do IFSP, Eder Sacconi.

A Prefeitura de Bragança Paulista e o Instituto Federal devem lançar um edital em agosto para a concessão de espaços e ocupação de vagas no Núcleo de Incubadoras. Em setembro deve acontecer a seleção e em outubro o início da ocupação das vagas.

No Centro Bragantino de Tecnologia e Inovação devem ser implantados um Lab Maker, laboratório de informática, salas de aula, biblioteca de informática e a sede de um laboratório de pesquisas smart citie. As demais salas seriam oferecidas para interessados para serem os incubadores, formando o Núcleo.

“Bragança Paulista terá o único Núcleo de Incubadoras do Brasil com o tamanho e proporção desse porte. É um grande avanço, especialmente no incentivo ao desenvolvimento tecnológico e à inovação”, destaca Camilla.

Pela parceria, a Prefeitura de Bragança Paulista também indicará um nome para compor o Conselho Gestor do Núcleo Incubador e dois representantes para o CBTI.

O projeto será implantado no bairro da Penha, no antigo prédio do Instituto Federal, com espaços compartilhados, que poderão ser utilizados por todas as empresas de tecnologia e informação, pelo município e pelo Instituto.

Entre os objetivos, está a criação de startups e transformar o município em uma referência no setor de tecnologia e informática. A Administração espera atrair empresas da região que buscam evoluir tecnologicamente, além de oferecer oportunidade para estudantes desenvolverem projetos e melhorias de inovações. O espaço permitirá alavancar o desenvolvimento econômico de Bragança Paulista.