Prefeitura realiza Dia do Campo Limpo na próxima sexta-feira

Haverá o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos e demais produtos nocivos ao meio ambiente

28/07/2021 as 17:42

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Desenvolvimento dos Agronegócios e do Meio Ambiente, realizará nesta sexta-feira, 30 de julho, o Dia do Campo Limpo, das 8h às 14h, no recinto de Exposições Fernando Costa (Posto de Monta). Haverá o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, embalagens flexíveis ensacadas separadamente, embalagens rígidas (separar as tampas, fazer tríplice lavagem e perfurar o fundo), eletrônicos fora de uso, pilhas e baterias usadas, lâmpadas incandescentes, mistas, fluorescentes, tubulares e compactas, além de volumosos fora de uso (móveis, eletrodomésticos, colchões etc.)

 

“Estaremos nesta data recolhendo as embalagens e os produtos nocivos ao meio ambiente. Emitiremos um comprovante de recebimento das embalagens para os agricultores, que precisa ser guardado por mais de um ano, caso haja fiscalização. Todo o material recolhido será destinado para os locais devidos e as embalagens para a reciclagem do inpEV, que tem uma rede de incineradores e recicladores, visando a preservação do meio ambiente e o cumprimento da legislação”, explica o Secretário de Desenvolvimento dos Agronegócios, Hélio Lustosa.

 

A responsabilidade é compartilhada com toda a comunidade para que não haja impacto ambiental. Em relação às embalagens de insumos, como defensivos agrícolas (agrotóxicos), normalmente são de plástico, não podendo ser dispensadas em qualquer local, nem mesmo serem queimadas.

 

A Secretária do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, reforça que quando as embalagens são abandonadas no ambiente ou descartadas inadequadamente, podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e das pessoas.

 

O Dia do Campo Limpo criado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) reforça a conscientização da comunidade, estimulando a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que pode desempenhar nesse esforço que movimenta os elos da cadeia produtiva rural (agricultores, fabricantes de defensivos agrícolas e canais de distribuição, com apoio do poder público) para a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas (agrotóxicos), entre outros.

 

Mais informações sobre o Dia do Campo Limpo podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios (11) 4035-7670.