Primeiro teatro do interior paulista do século XIX é recuperado e transformado em centro cultural

Foram investidos cerca de R$ 9 milhões na obra de revitalização do prédio

30/06/2020 as 12:46

O Teatro Carlos Gomes, emBragança Paulista, foi todo reformado e será transformado num centro culturalque será espaço de diversas atividades culturais. Foram investidos cerca de R$9 milhões.

Esse teatro foi o primeiro espaço cultural nointerior paulista. Construído em 1894 tinha capacidade para abrigar pouco maisde 1000 espectadores, o local foi uma grande casa de espetáculos que recebeuvárias apresentações de companhias nacionais e internacionais da época.

Após duas décadas, em 1914, devido ao inícioda crise financeira e a queda das apresentações, o teatro foi fechado.

Em 1927 um acordo entre a câmara municipal e adiocese o local passa pela primeira reforma para adaptar as instalações em umaescola, deixando de ser um teatro e se transformando em colégio São Luís. Noinício o educandário recebeu apenas 50 alunos.

Na década de 60 mais uma alteração no nome,mas ainda com o mesmo objetivo, de continuar sendo um colégio, mas agora passaa se chamar Colégio João Carroso que funcionou até o inicio dos anos 2000quando foi tombado pelo CONDEPHAT, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

Sem utilização, a Administração municipaladquiriu o prédio da diocese para transformar a área em Secretaria de Cultura eTurismo. Uma vez tombado, o imóvel mesmo tendo sido adquirido pela prefeitura,ficou esquecido. Não demorou para a deterioração começar a abalar as estruturasdo prédio. A situação de descaso atingiu níveis tão altos que em junho de 2010 ofoi vitimado por um incêndio.

Em 2012, um convênio foi assinado com oDadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).Porém, recurso do estado ficou parado e quase se perdeu, em 2017 a verbadestinada para a obra de revitalização foi recuperada em um trabalho conjuntoentre administração municipal e governo do estado.

No mês em que o incêndio completou 10 anos umpresente para os amantes da cultura, a entrega do restauro do prédio, toda afachada foi recuperada e o interior do prédio foi refeito para abrigar umcentro cultural.

De acordo com a Secretariade Cultura e Turismo de Bragança Paulista, a intenção é colocar o centrocultural em atividade até o final deste ano com atividades diversas