Defesa Civil realiza ações da Operação Estiagem e antecipa orientações sobre os cuidados no verão

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, Coordenadoria de Defesa Civil e em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, promove ações a fim de orientar e conscientizar a população sobre os cuidados no período de estiagem. Aproveitando a ação, anteciparam as orientações quanto as precauções no Verão.
 
A primeira ação ocorreu na manhã desta terça-feira, 5, no Lago do Taboão com a distribuição de cartilhas informativas e demonstrativas entregues à população que frequenta o local. No período da tarde, a ação acontecerá na Escola Municipal Joaquim Theodoro da Silva, no bairro Jardim Júlio Mesquita, levando informações para os alunos sobre a estiagem e a próxima temporada do Verão.
 
Os materiais entregues são elaborados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e buscam conscientizar não só os adultos, trabalhando principalmente com as crianças por meio de dicas instrutivas ilustradas e passatempos com informações sobre as operações que a cidade tem no decorrer do ano.
 
A estiagem é resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas, nessa época o ar fica mais seco e há aumento nos casos de queimadas, sendo por meio de incêndios criminosos ou não. Além disso, o tempo seco também prejudica a saúde das pessoas, pois pode propiciar problemas respiratórios, gripes e alergias.
 
A Coordenadoria da Defesa Civil de Bragança trabalha com a Operação Estiagem até 30 de setembro, podendo ser estendida até outubro dependendo das condições climáticas. Depois começará com a Operação Verão que, na cidade, demanda atenção com precipitações fortes e a ocorrência de pontos de alagamento e enchentes, além das consequências disso.
 
“O tempo está seco, muito tempo sem chover. A Operação Estiagem termina no fim de setembro, porém não há previsão de chuva, por isso ela pode se estender até metade de outubro, ou até a chegada das chuvas, que ainda está indefinida”, ressaltou Fábio Brunholi, Coordenador Municipal da Defesa Civil.