Enfermeiros da região recebem curso de capacitação da coleta de papanicolau

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 9, curso de capacitação da coleta de papanicolau e os novos fluxos para enfermeiros do município e região.

A capacitação é para o exame citopatológico conhecido popularmente como papanicolau. As lâminas colhidas nas unidades de saúde eram encaminhadas para o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM da UNICAMP.

A partir de outubro as lâminas coletadas, serão encaminhadas para a Fundação PIO XII, mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos, a qual firmou convênio com o Governo do Estado, pelo fato de que o CAISM/ UNICAMP não estará atendendo mais a demanda gerada pela região de Campinas.

A capacitação foi ministrada por um profissional do Hospital do Câncer de Barretos, que visou neste momento, uma revisão do conhecimento teórico dos profissionais integrantes da rede municipal de saúde, a respeito da importância da coleta e suas implicações.

A nova instituição se propõe a utilizar um sistema que possibilite o fornecimento dos resultados num tempo médio previsto de 45 dias.

Informações e foto: Secretaria Municipal de Saúde.