Merenda escolar oferecida pela Prefeitura garante alimentação rica em nutrientes para alunos de Atibaia

Em Atibaia, os índices positivos da Educação registrados ao longo dos últimos anos não se justificam apenas pelo que acontece dentro das salas de aula. Nos bastidores, como nas cozinhas e refeitórios das unidades escolares, o investimento em merendar escolar de alta qualidade também é um prato cheio para os bons resultados apresentados pelos alunos.

A Prefeitura da Estância de Atibaia é a responsável pelo fornecimento da alimentação escolar tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais existentes na cidade. O cardápio da merenda é enriquecido, balanceado e variado conforme a necessidade nutricional das crianças e jovens, contando com alimentos ricos em vitaminas e minerais, produtos integrais, verduras, legumes e frutas, de preferência orgânicos, além de produtos especiais para estudantes com algum tipo de restrição alimentar.

Além disso, a Secretaria de Educação mantém um Conselho de Alimentação Escolar – CAE, que é responsável por planejar o cardápio da merenda servida nas escoals municipais e estaduais de Atibaia. A secretária de Educação, Márcia Bernardes, lembra que os pais que tiverem interesse em conhecer ou saber mais sobre os cardápios e o trabalho desenvolvido pelo Setor de Merenda Escolar da Prefeitura podem participar dos encontros do conselho, que acontecem em todas as segundas quintas-feiras do mês, às 8h30, na sede da Secretaria de Educação (Rua Albertina Mielli Pires, nº 145, Centro).

A secretária esclarece que o cardápio da merenda escolar é elaborado por nutricionistas da Prefeitura. “São profissionais especializados para a elaboração do cardápio servido nas escolas e capacitados para a introdução de alimentos ricos em nutrientes, tornando a alimentação escolar mais saudável e diferenciada”, afirma. “Dessa forma, os alimentos que compõem a merenda contribuem para suprir possíveis carências nutricionais e também para a prevenção de doenças, como obesidade, diabetes e problemas intestinais, além de redução dos níveis de colesterol no sangue, proporcionando mais saúde aos alunos”, complementa Márcia Bernardes.

Segundo ela, o investimento na merenda escolar oferecida no município é essencial para o desenvolvimento dos alunos e tem influência na qualidade do ensino em Atibaia. Com relação ao Conselho de Alimentação Escolar, a secretária ressalta que a participação dos pais nas atividades realizadas é sempre muito bem-vinda, uma vez que contribui para a manutenção de uma gestão transparente e democrática.

Em 2016, a Prefeitura promoveu a introdução do leite sem lactose em todas as unidades escolares da cidade para os alunos acima de um ano, tendo em vista o aumento dos problemas decorrentes da intolerância à lactose nas crianças. Já para os bebês de 6 meses até um ano é oferecida a fórmula infantil à base de soja, essencial para o desenvolvimento daqueles que também são intolerantes ao leite de vaca. Também para as crianças de 6 meses a um ano, a Prefeitura introduziu no cardápio a fórmula infantil de seguimento (Aptamil 2), elaborada do leite de vaca modificado, semelhante ao leite materno e que ajuda na prevenção de doenças, principalmente o desenvolvimento das alergias relacionadas à proteína do leite.