Ministério da Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra gripe

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, informa a população que a Campanha de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 22 de junho.

No final da tarde desta quarta-feira (13/06), em virtude das baixas coberturas vacinais registradas na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, o Ministério da Saúde anunciou que vai prorrogar a vacinação até o dia 22 de junho em todos o território nacional.

A Campanha segue com os grupos prioritários definidos desde o início, podendo ser ampliado, a partir do dia 25 de junho e caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

Até o momento, em Bragança Paulista, 37.919 pessoas que fazem parte do grupo prioritário foram vacinadas. Do total, 4.825 Crianças (56,82%), 4.486 Trabalhadores da Saúde (101%), 859 Gestantes (52,67%), 190 Puérperas (70,90%), 17.867 Idosos (93,41%), 1.213 Professores (91,00%), 5.935 portadores de doenças crônicas, 388 pessoas do sistema prisional e 2.156 das de outras categorias pertencentes ao grupo prioritário .

No município, a vacinação está sendo realizada nas 29 unidades básicas de saúde. A meta para este ano é imunizar 90% dos grupos prioritários: Crianças de 6 meses a menores que 5 anos quatro anos, (11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, professores de escolas públicas ou privadas.

De acordo com recente levantamento da Organização Mundial da Saúde, a gripe mata mais de 650 mil pessoas todos os anos. Além de causar os sintomas clássicos (nariz entupido, febre alta, cansaço e dor no corpo), ela também está relacionada a pneumonia e infarto.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população que faz parte do grupo prioritário e responsáveis a procurar o local de vacinação mais próximo para ser imunizado.

Locais:

(Centro de Saúde)

ESF CDHU Saada Nader Abi Chedid

ESF Henedina Rodrigues Cortez

ESF Hípica Jaguari

ESF Águas Claras I

ESF Águas Claras II

ESF Jardim da Fraternidade ou Madre Paulínia

ESF Cidade Jardim ou ESF Jardim Iguatemi

ESF São Lourenço

ESF Jardim São Miguel ou ESF São Miguel

ESF Jardim do Cedro ou ESF Casa de Jesus

EACS São Vicente

ESF Padre Aldo Bolini ou Nilda da Silva Colli

ESF Planejada I

ESF Parque dos Estados

UBS da Santa Luzia

ESF Toró

EACS Toró

UBS da Vila Aparecida

ESF Vila Bianchi

EACS Pedro Megale

ESF Vila Mota

ESF Vila David I

ESF Vila David II

ESF São Francisco - Unidade Escola

(zona rural)

ESF Água Comprida

UBS Arara dos Mori-Consutlório Médico Odontológico

UBS Biriçá do Valado

UBS Mãe dos Homens/ Consultório Médico Odontológico

UBS Morro Grande da Boa Vista