Prefeito jesus Chedid recebe Orçamento Público 2019 aprovado pela Câmara Municipal

O Prefeito Jesus Chedid e o Vice Amauri Sodré receberam da Câmara Municipal o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2019 aprovado pelos vereadores em 2º turno durante a 42ª sessão do Legislativo, realizada nesta quarta-feira (21/11).

A Presidente da Casa Legislativa, Beth Chedid, formalizou a entrega ao Executivo acompanhada pelos vereadores Paulo Mário, Cláudio Moreno, Sidiney Guedes e Marco Antonio Marcolino. O Prefeito recebeu o Orçamento Público acompanhado dos Secretários Municipais.

A Administração Municipal ressalta que o orçamento público é um instrumento estratégico de planejamento das ações do município, utilizado para gerenciar e controlar a aplicação dos recursos públicos e monitorar os gastos realizados pelo governo. É o compromisso do governante com a sociedade para a execução de políticas públicas, por meio desse orçamento todos os cidadãos podem visualizar onde, quando, como e por quanto será realizada uma obra ou fornecido um serviço.

Para 2019, o total geral do orçamento é superior em mais de 36 milhões em relação ao do ano anterior, totalizando R$506.447.333,00, oriundos do Tesouro, do Governo Estadual, de Fundos Especiais, do Governo Federal, outros recursos e de operações de crédito.

Vale ressaltar que, em virtude dos incrementos, o município conseguirá superar ainda mais as aplicações obrigatórias nas áreas da educação e da saúde. Na educação, além das deduções destinadas ao FUNDEB, a Administração aplicará mais de R$56 milhões, correspondendo a 28,69%. Na saúde, o percentual aplicado aumentou e será de 30,17%, mais de 100 milhões de reais – quase o dobro do estipulado pela Constituição Federal. Destacando também que a Administração Municipal mantém as despesas com pessoal e encargos abaixo dos limites prudenciais, em 47,86%.