Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica, intensificou a campanha de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya através de uma ação realizada na Praça Raul leme, nesta quinta-feira, 23 de março.

Bragança aderiu à campanha do Estado de São Paulo ‘Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti’ e vem realizando várias ações, incluindo os Arrastões de Limpeza. De acordo com Rodrigo Bueno, Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, essas atividades estarão acontecendo todas quintas-feiras em diversos pontos da cidade com o objetivo de promover a conscientização da população quanto aos possíveis focos de proliferação do mosquito.

Nos estandes, são mostrados os principais materiais inservíveis que podem acumular água e se tornarem potenciais criadouros do mosquito, uma maquete que ilustra situações encontradas nas residências, o mascote da campanha, panfletagem de materiais educativos e um pedágio nos semáforos, onde os agentes aproveitam a parada no trânsito com a utilização de faixas e panfletos.

“Nos Arrastões de Limpeza, até o momento, foram visitados 25 bairros e 9.726 residências, sendo retirados 60 caminhões de materiais inservíveis, totalizando 142 toneladas. Todos os dias estamos visitando casas e nos sábados intensificamos nos bairros”. Concluiu Rodrigo.

Campanha de doação de sangue

No local, paralelamente, Bombeiros Civis, com apoio do Tiro de Guerra 02-009, Cruz Vermelha e escola Biotec, realizaram campanha para incentivar a doação de sangue.

“Esperamos conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Uma doação de sangue pode salvar até três vidas.” explicou o Bombeiro Civil Batista. Além disso, estão sendo feitos aferição de pressão arterial e orientações sobre primeiros socorros.