Profissionais de saúde do município e região recebem capacitação para abordagem intensiva do fumante no SUS

Durante estes dois dias de capacitação, os participantes aprenderam sobre o Programa Estadual de Controle de Tabagismo, Ações para Programação e Cessação do Tabagismo, formas de consumo, comorbidades psiquiátricas e associadas ao tabagismo, modelo de tratamento, discussão de casos clínicos, dados do Programa Tabagismo, apoio medicamentoso, atividade física, alimentação saudável e tabagismo, odontologia e tabagismo e atividade em grupo: O Programa do Tabagismo na minha unidade.

A Coordenadora Estadual do Tabagismo, Sandra Marques, conta que o Programa Nacional de Controle de Tabagismo é uma política de Estado, baseada na Convenção-Quadro, sendo o primeiro tratado internacional de saúde pública da história, assinado e ratificado por 181 países, inclusive o Brasil. “A importância desta capacitação é a ampliação do programa. Então, o município terá a oportunidade de ofertar em toda atenção básica o tratamento ao usuário, que anteriormente, era apenas feita com a atenção especializada”, finaliza.

No município nove unidades são credenciadas para realizar a atividade de abordagem intensiva do fumante no SUS, mas apenas a unidade de saúde Pedro Megale possuía equipe capacitada, entretanto, após a capacitação, todas as unidades, o CAPS II, CAPS AD, irão ofertar o serviço à população.

Estiveram presentes na capacitação a Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira, Coordenadora Municipal do Tabagismo, Deise P. Firmino, Coordenadora Estadual do Tabagismo (CRATOD), Dra. Sandra Marques, Coordenadora Regional do Tabagismo (DRS VII), Geni Regina Pizani, Articuladora da Região de Saúde de Bragança, Dra. Amélia Keiko Samoto, da Secretaria de Estado da Saúde – Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS VII), além dos palestrantes Félix Cintra Oliveira (Farmacêutico), Cássia Gonçalves Primo (Psicóloga), Laerte Cestari (Médico Psiquiatra), Guaraciaba Oliveira Ferrari (Médica Nefrologista), Carlos Eduardo C. Campos (Médico), Adriana Batista (Educadora Física), Daniela Aricó (Nutricionista) e Valdirene F. de Souza (Cirurgiã Dentista).