Com o recente aumento de umidade que ocorreu sobre o interior do Brasil, o padrão de circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera e o ar quente que predomina sobre o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, muitas nuvens carregadas estão se formando sobre áreas onde raramente chove em agosto. Nesta terça-feira foram observadas pancadas de chuva fortes sobre Goiás, no Distrito Federal, incluindo Brasília, em Minas Gerais, Mato Grosso e sobre o Tocantins.
Ventos marítimos predominam sobre o Sudeste e levam ar úmido para a Região estimulando a formação de muitas nuvens.
O ar frio de origem polar se afasta ainda mais do Brasil, o que vai facilitar a elevação da temperatura também na Região Sul
Alertas meteorológicos para 30/08/2023 – quarta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Vitória, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Palmas
Alerta para temporais no Distrito Federal, no leste de Goiás e no noroeste de Minas Gerais.
Atenção para a chuva moderada a forte e raios no norte de São Paulo, no centro de São Paulo, no centro-norte do estado do Rio de Janeiro (inclui região serrana), no centro-sul do Espírito Santo, em Minas Gerais, exceto no Sul de Minas e no Vale do Jequitinhonha, sul/sudoeste e oeste da Bahia, no Tocantins (exceto no extremo norte do estado), em Goiás,em Mato Grosso (exceto no sul e na fronteira com a Bolívia), no nordeste de Mato Grosso do Sul e oeste do Amazonas.
Aviso de geada ao amanhecer nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense.
Atenção para chuva moderada no litoral da Paraíba, no sul da Bahia, norte do Espírito Santo e no Vale do Jequitinhonha (MG)
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no sertão do Nordeste.
Fonte: Clima Tempo