Nesta terça-feira (12), o plenário da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de lei nº 137, de 2020, de autoria do deputado estadual Edmir Chedid, que torna obrigatória a presença de fisioterapeutas 24 horas nas UTIs adulto, pediátrica e neonatal. O projeto foi elaborado para ampliar o atendimento destes profissionais que hoje ficam a disposição nas UTIs por apenas 18 horas, exigência mínima estabelecida na resolução da ANVISA.
Na prática, trata-se de uma atenção permanente aos pacientes, 24 horas por dia; os fisioterapeutas deverão atuar em tempo integral à assistência dos pacientes das UTIs.
Há estudo que demonstra a importância dos serviços terapêuticos ao restabelecimento de pacientes em UTIs, vez que a disponibilidade ininterrupta de serviços de fisioterapia resultou em menor tempo de ventilação mecânica invasiva e de internação na UTI.
“Precisamos garantir um atendimento mais especializado e eficiente para os momentos mais críticos, principalmente aos que utilizam o SUS.”, disse Edmir Chedid.
Coautoria
O projeto de lei aprovado tem ainda como coautoras a deputada Monica Seixas do Movimento Pretas e as ex-deputadas Janaina Paschoal e Patrícia Gama; a matéria agora segue para sanção ou veto do Governador.
Fonte: Redes Sociais Edmir Chedid