Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras, e Letícia Oro Melo, medalha de bronze no salto em distância também no Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, em julho, foram eleitos os melhores do ano por um júri técnico, formado por treinadores e jornalistas, e os atletas da galera em votação realizada pela internet. Eles são os grandes vencedores do Prêmio Loterias Caixa Melhores do Ano do Atletismo – 2022, em sua segunda edição, em cerimônia realizada na noite da última segunda-feira (12/12) na Villa Bisutti, em São Paulo.
O prêmio teve apresentação de Fabiana Murer, recordista sul-americana do salto com vara e integrante dos ídolos do atletismo, e do jornalista Bruno Lawrence, com a participação muito especial de Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800 m nos Jogos de Los Angeles-1984 e também ídolo do atletismo.
Alison dos Santos (Pinheiros-SP), de 22 anos, teve um ano perfeito. Além do ouro em Eugene, com 46.29, novo recorde sul-americano, foi o campeão invicto da Liga Diamante, o mais importante circuito de competições da World Athletics. Piu, como é chamado, correu três vezes abaixo dos 47 segundos em 2022. Treinado por Felipe de Siqueira, ganhou o prêmio de melhor atleta pela segunda vez. No ano passado, venceu em função da medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Tóquio.