A Dataprev, estatal responsável pela gestão da base de dados sociais dos brasileiros, fez um reprocessamento em algumas informações e incluiu quase um milhão e 400 mil pessoas na lista de trabalhadores que têm direito ao abono Pis/Pasep 2023.
O ano-base para o pagamento do benefício este ano é 2021. O pagamento do abono, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados no ano usado para o cálculo, começou a ser liberado em fevereiro.
Trabalhadores do setor privado nascidos entre janeiro e abril já tiveram acesso ao dinheiro do PIS, assim como os servidores públicos com final da inscrição 0 e 1, que já puderam sacar o Pasep.
Neste mês de abril, na segunda-feira da semana que vem, dia 17, o abono PIS/PASEP fica liberado para trabalhadores do setor privado nascidos em maio e junho e para servidores com inscrição final 2 e 3.
Quem passou a ter o direito ao benefício agora, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, 1.383.694 pessoas devem ficar atentas: quem faz parte dos grupos já contemplados com a liberação dos recursos, pode sacar o dinheiro a partir do dia 17.
Os demais, devem ficar atentos ao cronograma, que segue até julho, para saber quando os valores poderão ser sacados.
Lembrando que, para todo mundo, o prazo para retirar os valores do PIS/Pasep 2023 terminará no dia 28 de dezembro.