Atibaia teve o primeiro caso confirmado de Febre Amarela em primata não humano (PNH), o que fez com que o município seja classificado como “área afetada”. A ocorrência foi detectada em uma região próxima ao bairro Jardim Brogotá.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão intensificando a vacinação contra a Febre Amarela no município, com estratégias de busca ativa de indivíduos que ainda não receberam a dose do imunizante. No próximo sábado, dia 8 de março, os profissionais estarão na região do Jardim Brogotá para realizar esse trabalho. Paralelamente a esta ação, equipes de combate à dengue farão visitas casa a casa para verificar se há focos do mosquito Aedes Aegypti.
Importante ressaltar que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da Febre Amarela. A população tem livre acesso à vacina, sem a necessidade de agendamento prévio ou dia específico, ou seja, aqueles que nunca receberam o imunizante devem procurar uma Unidade Básica de Saúde o mais rápido possível, portando cartão de vacinas, CPF e/ou cartão SUS e um comprovante de endereço.
Os macacos não transmitem a Febre Amarela. Os principais vetores da doença são os mosquitos Haemagogus e Sabethes nas áreas de mata e o Aedes aegypti em áreas urbanas. Encontrar esses animais mortos pode indicar a circulação do vírus na região e, por isso, ao encontrar um primata morto ou doente, a orientação é acionar imediatamente a Vigilância Ambiental, para que providenciem a investigação e monitorem possíveis riscos.
O número para contato com a entidade em Atibaia é (11) 99528-5915 (WhatsApp). Vale lembrar que maltratar ou matar animais é crime.