Siga nossas redes sociais →

Bancos têm até abril para implantar a biometria no consignado do INSS

Publicidade

Bancos têm até abril para implantar a biometria no consignado do INSS

Uso da impressão digital ou de outras características físicas como formato do rosto e íris, será exigida para a liberação do consignado do INSS.

A obrigatoriedade da biometria para empréstimos deinados a aposentados e pensionistas teve as normas divulgadas em novembro, por meio de uma instrução normativa.

As instituições financeiras tinham até janeiro para se adequar às regras, mas uma nova instrução normativa estendeu o prazo por mais dois meses.

Para garantir a segurança dos aposentados e pensionistas, o INSS pede aos bancos que já possuem a funcionalidade para que utilizem somente a biometria nos empréstimos consignados.

As instituições financeiras podem utilizar seus próprios sistemas biométricos, desde que eles se enquadrem nos parâmetros definidos pelo órgão.

Além da biometria, para efetivar o empréstimo o aposentado ou pensionista deve apresentar um documento de identificação.

A transação pode ser feita presencialmente ou por meio dos canais digitais, sendo que não é permitido contratar o consignado por telefone.

Os bancos que não se adaptarem às regras até abril serão descredenciados e não poderão mais oferecer a modalidade de crédito.

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias