Siga nossas redes sociais →

Bragança Paulista é a 7ª cidade mais segura do Estado de São Paulo

Publicidade

Bragança Paulista é a 7ª cidade mais segura do Estado de São Paulo

Bragança Paulista se destaca como a 7ª cidade mais segura do Estado de São Paulo, conforme o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) de 2022, divulgado pelo Instituto Sou da Paz.

O índice é obtido pela média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga), abrangendo todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.

Bragança Paulista registrou um avanço significativo, subindo da 10ª colocação em 2021 para a 7ª em 2022. O município foi destaque ainda entre as cidades de 100 a 200 mil habitantes, conquistando a 2ª colocação como a cidade mais segura do Estado de São Paulo em ambos os anos, 2021 e 2022.

“Esse avanço no ranking é fruto do trabalho conjunto das forças de segurança e de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência. Estamos empenhados em proporcionar uma cidade cada vez mais segura para os cidadãos”, destacou o Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin.

“É gratificante ver Bragança Paulista destacar-se positivamente nesse cenário. Isso reflete o compromisso da nossa administração e das autoridades locais em construir um ambiente seguro e harmonioso para toda nossa população”, ressaltou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV)

Lançado pela primeira vez pelo Instituto Sou da Paz em 2018, o IECV foi criado para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas e do nível de exposição da população a esses crimes entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo.

MAIS SEGURANÇA PÚBLICA

Nos últimos anos, a área de Segurança Pública do município evoluiu muito, com investimentos em viaturas, fardamento, requalificação profissional, armamento, contratação de profissionais, convênios assinados de videomonitoramento, Detecta, criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que unifica os trabalhos entre as forças de segurança, entre outras ações.

O GGI, implantado em abril de 2019, tem sido fundamental para que as forças de segurança façam um trabalho integrado e o município alcance índices positivos, como queda dos crimes violentos.

A Prefeitura de Bragança Paulista também continua investindo na Guarda Civil Municipal, que conta com equipes de patrulhamento motorizado de forma setorizada com equipes de apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupamento Montado de Cavalaria (GAM), equipe de Ronda Ostensiva com Motocicleta (ROM), Guarda Ambiental, Guardiã Maria da Penha, Defesa Civil e Monitoramento.

A GCM conta ainda com Base Móvel, para auxiliar no trabalho de proteção à população do município em ações como as que são realizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Seguindo com as ações de aperfeiçoamento e treinamento da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, realiza diversos treinamentos para os agentes da GCM.

Outro exemplo de investimento é o sistema de monitoramento por câmeras. Todas as 75 escolas municipais e 4 unidades da Secretaria Municipal de Educação contam com essa importante ferramenta na segurança da comunidade escolar.

Além das câmeras de monitoramento, as escolas também contam com um dispositivo de emergência, similar a um pequeno controle remoto que, ao ser acionado, emite um alerta para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista avisando que algo perigoso está acontecendo na escola. O dispositivo fica em poder do responsável de cada unidade.

Todos os prédios públicos do município também já receberam câmeras de monitoramento e agora, estão em fase de instalação as câmeras em locais abertos, como praças, ruas, avenidas e logradouros públicos.

Todas as imagens são monitoradas pelo COI (Centro de Operações Integradas), da Guarda Civil Municipal. Os GCMs fazem a análise em tempo real de todas as câmeras instaladas no município, o que colabora com ações mais rápidas e efetivas, proporcionando mais segurança aos cidadãos bragantinos.

Publicado por

Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias