A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta meteorológico na última quarta-feira, dia 16/10, informando sobre grande volume de chuvas no período de 18/10 a 20/10, para que os municípios preparem estruturas de emergência. Bragança Paulista já está com planejamento pronto e equipes estarão de plantão para atender possíveis ocorrências.
A Prefeitura de Bragança Paulista já mobilizou diversas secretarias caso haja a necessidade de atendimento de emergências. A Secretaria de Segurança e Defesa Civil já está com equipamentos preparados e equipe da Defesa Civil de plantão.
A Secretaria Municipal de Serviços também manterá equipes de plantão. O SAMU estará operando normalmente e poderá ser acionado pelo telefone 192.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana manterá viatura de plantão das 6h até as 22h para atendimento a emergências de trânsito, incluindo bloqueio de vias em caso de alagamento ou queda de árvores.
O Corpo de Bombeiros do município também está em alerta. Segundo a corporação, todos os equipamentos, como botes e motosserras foram revisados e estão disponíveis para atender possíveis ocorrências. A equipe também se mantém em alerta caso haja necessidade de aumento de efetivo.
A Energisa emitiu comunicado informando que está preparada com seu plano de contingência.
ALERTA DE TEMPORAIS
Segundo o Governo do Estado, pode haver tempestades em diferentes regiões e a atenção especial é para cidades do interior. Os maiores volumes pluviométricos são esperados para as regiões da Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto. De acordo com a Defesa Civil, os índices previstos são de 200 milímetros para essas áreas.
Os grandes volumes de água vêm acompanhados de rajadas de vento que podem chegar a mais 60 km/h e granizo.
A condição meteorológica traz riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.
A população deve ficar atenta e, em caso de chuva e ventos fortes, deve evitar áreas abertas e encostas. É preciso ainda cuidado com quedas de árvores. Orientação é para que as pessoas busquem abrigo e um local seguro. Também há alerta para retirar equipamentos eletrônicos das tomadas e, durante o período de tempestades, evitar o uso de telefones fixos e até mesmo aparelhos celulares, principalmente se estiverem com carregador na tomada. Apenas ligar em caso de extrema necessidade. Há alerta ainda para não se aproximar de fios ou cabos partidos.
A recomendação para motoristas é evitar transitar em locais com histórico de alagamento no caso de chuvas fortes e estacionar os veículos em locais mais elevados e distantes de árvores.
Em caso de emergência, ligue:
Defesa Civil – Emergências 24h – (11) 4603-1880 / (11) 4035-7480 ou 153 (números da Guarda Civil Municipal)
Corpo de Bombeiros – 193
SAMU – 192
Energisa – (18) 99120-3365 (WhatsApp)