Nesta segunda-feira, dia 25/09, foi lançado pelo Governo do Estado o programa Facilita SP e Bragança Paulista participou, conhecendo de perto a iniciativa que vai desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado, incluindo o município.
Com o programa, os procedimentos devem ficar mais rápidos e transparentes. O objetivo é estimular o empreendedorismo e simplificar a vida do empresário paulista.
A Secretária de Planejamento esteve na solenidade de lançamento, que contou com a presença do Governador ; do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico; do presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), além de deputados, prefeitos, vereadores, gestores públicos estaduais e municipais e líderes empresariais.
Essa desburocratização e informatização do sistema deve fomentar os empresários e empreendedores de Bragança Paulista. O Facilita SP vem ao encontro das propostas da Prefeitura, que busca facilitar tanto a abertura, como o funcionamento e o encerramento de empresas. Aqueles que querem ampliar ou se estabelecer em Bragança Paulista também encontrarão mais praticidade e rapidez. O município já está em consonância com o novo programa do Governo do Estado, visando sempre o crescimento e desenvolvimento econômico, a geração de empregos e renda que já é um marco na região.
FACILITA SP
Atualmente, quem quer empreender precisa cumprir uma longa jornada em diferentes órgãos públicos, com apresentação de diversos documentos para que o novo negócio receba a liberação de funcionamento. Com o Facilita SP, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, essa jornada será simplificada a partir da classificação das atividades econômicas em três níveis: baixo, médio e alto risco.
Para as atividades econômicas classificadas no baixo risco, alvarás e licenças poderão ser dispensados, o que vai agilizar os processos de abertura, legalização e licenciamento. Já para os negócios classificados em médio e alto risco, a medida vai assegurar transparência e previsibilidade nas exigências previstas pela legislação. Empresas já estabelecidas também serão beneficiadas, pois vão ganhar mais agilidade e eficiência na regularização, emissão e atualização de licenças e alvarás.
A expectativa é de que a medida gere resultados positivos para o desenvolvimento econômico de São Paulo em curto e médio prazo, impactando na geração de emprego e renda. Segundo levantamento do Instituto Millenium, municípios que já regulamentaram normas locais de liberdade econômica registraram aumento de 40% nas contratações em comparação aos índices anteriores às novas normas.
O Facilita SP foi dividido em etapas: a primeira delas estabelece a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874), do Código de Defesa do Empreendedor (Lei Estadual nº 17.530) e da Lei Estadual 17.761, por meio de decreto; a segunda cria o Comitê Estadual para Simplificação e Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas e Negócios no Estado de São Paulo; a terceira contempla o Portal Integrador, ferramenta que garante o acesso simplificado aos registros e processos de licenciamento, e, por fim, a quarta etapa, que foca no engajamento dos municípios.
O comitê terá a missão de avaliar os níveis de riscos das atividades econômicas. Nas etapas finais, o Facilita SP contará com o Portal Integrador para a emissão de atos públicos de registro de legalização, licenças e alvarás para agilizar e tornar mais transparente o início das operações de empreendimentos em todo o território paulista. Além disso, o Estado vai oferecer suporte técnico e integração tecnológica a prefeituras e autarquias municipais que aderirem ao programa.