Siga nossas redes sociais →

Bragança Paulista recebe moradias do Programa Vida Longa “Olinda Salaroli Cerqueira”

Publicidade

Foram entregues 28 unidades voltadas a idosos.

Bragança Paulista recebe moradias do Programa Vida Longa “Olinda Salaroli Cerqueira”

Foram entregues 28 unidades voltadas a idosos

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e Habitação, realizou nesta segunda-feira (10/04) a entrega das 28 casas do Programa Vida Longa, denominado “Olinda Salaroli Cerqueira”, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Participaram da solenidade de entrega o Prefeito Prof. Amauri Sodré; a Primeira-Dama Cleide Izepi da Silva; o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto; o Secretário Executivo de Desenvolvimento Social do Estado, Filipe Sabará; o Secretário Executivo da Habitação do Estado, Eli Correia Filho; o Diretor Técnico da CDHU, Sílvio Vasconcelos; o Gerente Regional da CDHU, Fernando Ferreira; a Presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno, que representou também o Deputado Estadual Edmir Chedid; os Vereadores Fabiana Alessandri, Rita Leme, Missionária Pokaia, Fábio Nascimento, Marcos Roberto, Natanael Ananias e Sidiney Guedes (líder do prefeito na Câmara); o Secretário Municipal de Habitação, André Bozola; a Secretária Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Harumi Kawagoe; as filhas da patronesse Olinda, senhoras Anna Maria Cerqueira, Maria Angélica Cerqueira Vidiri e Maria Elizabeth Cerqueira Comuni; Secretários Municipais, representantes de Conselhos Municipais e Imprensa.

O Vida Longa faz parte do Programa SP Amigo do Idoso e tem por objetivo viabilizar moradia digna e gratuita para pessoas idosas (60 anos ou mais) sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, independentes para as atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até dois salários mínimos.

“Graças ao trabalho conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura, com indicação do Deputado Estadual Edmir Chedid para que Bragança Paulista fosse contemplada, podemos entregar esse importante equipamento, que permitirá uma moradia digna aos idosos atendidos. A homenagem a Olinda foi mais que justa, pois ela trabalhou diuturnamente pelos idosos no Asilo São Vicente de Paulo (Jardim Público)”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

José Police Neto, Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, ressaltou que o programa é absolutamente importante. “Sabemos do envelhecimento da nossa população e ela deve envelhecer com qualidade de vida. Quem conhece a vila instalada em Bragança Paulista já conhece a preocupação com cada detalhe do programa. O Governador Tarcísio de Freitas determina ao seu conjunto de secretários que a dignidade seja uma de suas principais marcas. E aqui é isso, Vida Longa com muita dignidade. Aqui é uma grande parceria: o Deputado Estadual Edmir Chedid articulou a possibilidade para o programa vir para a cidade, a Prefeitura disponibilizou o terreno, o Estado implantou o programa. Agora a SEMADS fará a gestão”.

O Secretário Executivo de Desenvolvimento Social do Estado, Felipe Sabará, complementou que foi um dia muito importante para os idosos, a cidade e o Estado. “O Vida Longa faz parte do programa estadual de apoio aos idosos. Traz habitação até os últimos dias da pessoa, com estrutura tanto coletiva como individual e toda a acessibilidade. Certeza de que vamos ficar mais idosos e é importante sabermos que vamos ter que cuidar dessas pessoas, é o que estamos fazendo aqui”.

“O programa é maravilhoso, dá dignidade e respeito para aqueles que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de nosso país. É um retorno do Governo do Estado para aqueles que estiveram lutando e trabalhando ao nosso lado. Não posso deixar de mencionar meu amigo Edmir Chedid, que sempre lutou por essa região, principalmente na área habitacional”, explicou o Secretário Executivo da Habitação do Estado, Eli Correia Filho.

A Administração Municipal é responsável pela indicação dos beneficiários, pela doação do terreno para a construção do equipamento, pela gestão, além da manutenção do empreendimento.

O projeto se caracteriza como um acolhimento em república, para promover a independência do idoso, possibilitando a permanência dele na moradia com qualidade de vida. Há ainda áreas comuns de convivência, que devem estimular as relações sociais.

IDOSOS SELECIONADOS

Já foram selecionados pela SEMADS, por meio dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) do município, 15 idosos que se encaixam no perfil do programa.

Na solenidade desta segunda-feira, foram chamados de forma simbólica seis deles para receberem as chaves das moradias. Todos os demais selecionados também receberam as chaves.

Os idosos atendem aos critérios definidos pelo Decreto nº 64.509, de 01 de outubro de 2019, que reformulou o Programa Vila Dignidade, sendo eles: ter idade igual ou superior a 60 anos; ser independente para as atividades da vida cotidiana; estar em situação de vulnerabilidade e risco social; ter vínculos familiares fragilizados ou rompidos; ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal de até 2 (dois) salários mínimos; residir no município há pelo menos dois anos; prioridade para beneficiários do BPC e aqueles em extrema pobreza. Casais idosos em situação de vulnerabilidade social também poderão ser atendidos.

A partir da entrega, a SEMADS dará prosseguimento para administração do serviço, conforme orientação técnica e composição da equipe para trabalho social previsto com idosos selecionados gradativamente.

Os selecionados não recebem a posse das moradias. As casas são do Poder Público e são cedidas no sistema de república. Não é possível, por exemplo, se mudar com familiares para o local e em caso de morte do idoso, não há direito a herança de familiares.

Informações sobre o Programa Vida Longa e como os idosos podem se candidatar podem ser obtidas diretamente em uma unidade do CRAS ou CREAS do município ou pelos contatos: (11) 4032-4098 / semadsbraganca@gmail.com

ESTRUTURA

As casas são compostas por cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Todas as moradias serão entregues com mobiliário básico, como geladeira, fogão, cama, guarda-roupas, sofás, entre outros móveis e eletrodomésticos.

Vários itens de segurança e acessibilidade estão presentes, tais como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.

As áreas comuns também são projetadas com recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar um ambiente agradável, e o Centro de Convívio garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento das atividades previstas no Projeto Social, como oficinas, reuniões e cursos. O espaço tem ainda área de TV, mesas de jogos, além de uma grande mesa de refeição conjunta.

As áreas externas também foram adequadas para promover melhor aproveitamento pelos moradores, definindo áreas para horta elevada, área de churrasqueira para refeições coletivas externas e equipamentos de ginástica. O mobiliário prevê áreas de sombreamento trazendo maior conforto, permitindo a permanência dos idosos nas áreas externas.

OLINDA SALAROLI CERQUEIRA

O Vida Longa em Bragança Paulista recebe o nome de Olinda Salaroli Cerqueira, por meio do Decreto nº 4.152, publicado na Edição nº 1.519 da Imprensa Oficial do município.

Nascida em 28 de dezembro de 1923, filha do casal Inocêncio Salaroli e Olívia Bonuci Salaroli, Olinda pertenceu a uma família numerosa, com sete irmãos. Desde a infância demonstrou ter virtudes como piedade e caridade.

Casou-se em 15 de junho de 1946 com José Cerqueira, permanecendo casados por quase 57 anos. Dessa união nasceram os filhos Anna Maria, José Carlos, Maria Angélica e Maria Elizabet. A família sempre foi religiosa e Olinda participou ativamente de ações filantrópicas, atuando em diferentes entidades.

Entre tantas ações, foi justamente com os idosos, no Asilo São Vicente de Paulo, que as marcas de sua atuação se tornaram indeléveis. Olinda trabalhava para a entidade durante todo o ano e sua dedicação não se limitava apenas às campanhas. Sua grande alegria era o êxito de suas ações sociais em prol do Asilo e sempre as realizava com apoio e ajuda de seu companheiro, José Cerqueira.

Olinda faleceu em 8 de maio de 2003 e deixou um legado de caridade e generosidade com o próximo.

MAIS DE 2,5 MIL MORADIAS

Em constante desenvolvimento, Bragança Paulista segue crescendo em todos os âmbitos. Para acompanhar o avanço populacional, a Administração Municipal tem buscado desenvolver ações e iniciativas, para garantir um lar para todas as famílias. Desde 2017, mais de 2 mil empreendimentos residenciais, bem como moradias de interesse social foram liberadas e estão sendo entregues.

Com a colaboração entre o município e o Governo do Estado de São Paulo, bem como o Governo Federal, muitas famílias conquistaram o sonho da casa própria por meio de programas habitacionais: Casa Verde Amarela (Antigo Programa Minha Casa, Minha Vida), Casa Paulista, Nossa Casa, Vida Longa, Pró-Moradia, dentre outros.

Por meio desses programas, a Administração Municipal em 2017 viabilizou a entrega de chaves de 244 apartamentos no Condomínio Residencial Bragança Hípica, financiadas pela Caixa Econômica Federal e pelo Governo do Estado.

Em 2020, foram entregues 168 unidades habitacionais, do Condomínio Residencial Bragança Paulista “J”, no bairro Henedina Cortez, construídas em parceria com a Associação Grupo de Saúde Raios de Sol, com o apoio da Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (Acohab) e da Prefeitura de Bragança Paulista, responsável pela doação de uma área de 14.235,09 m², na qual os prédios foram construídos.

Está em andamento, junto à Secretaria do Estado, a contemplação de 74 unidades habitacionais de interesse social pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), o “Conjunto Habitacional Bragança F3”.

Também com doação de terreno, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, liberou a construção de 560 unidades habitacionais de interesse social. O Conjunto Habitacional denominado Elis Regina e Renato Russo está sendo edificado no Jardim Águas Claras, em uma área de 33.167,51 m² e outra de 32.793,18 m², doadas para a Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (Acohab). Estão sendo construídas unidades que terão 59m² de construção, com acessibilidade, prédios com elevadores e uma área de lazer e playground. São duas fases, com 240 nesta primeira e posteriormente outras 320. Do total de moradias, 120 são para servidores municipais de carreira aprovados no programa.

A parceria com o setor privado também tem sido fundamental, principalmente no que se refere à implantação e na construção de novos empreendimentos residenciais. No empreendimento Parque das Cerejeiras Residencial, no Bom Retiro, até o momento 252 unidades habitacionais já foram entregues a seus proprietários. O empreendimento conta com 5 condomínios residenciais, dos quais 2 já foram entregues (Residencial III e V) e 392 unidades de 3 condomínios ainda estão em construção, totalizando 644 unidades habitacionais, realizadas através do antigo programa Minha Casa Minha Vida e novo Casa Verde e Amarela.

Publicado por

Picture of Vitor Hugo

Vitor Hugo

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias