O Red Bull Bragantino anunciou, nesta quarta-feira, 20, a extinção do Bragantino II, que em tese é a categoria sub-23 do clube.
A extinção será concretizada após a final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes – o clube enfrenta o Botafogo na próxima segunda-feira, 25, às 19h, no Estádio Nabi Abi Chedid.
De acordo com o Bragantino, a decisão “estratégica” foi tomada após uma reunião de planejamento global para a próxima temporada.
“O projeto optou pelo fim desta categoria, sendo que já temos o sub-20. Diferente de outros países da Europa, onde você tem o sub-19, por exemplo, e jogam garotos de 17 anos, nossos campeonatos são muito competitivos no sub-20 e a idade é a mesma da média de idade que temos no sub-23. Então, vamos investir muito no sub-20, sub-17 e sub-15, além do sub-16, categoria que será criada a partir do próximo ano para aprimorar mais os jogadores antes de subir para o 17. Lembrando ainda da dificuldade da regra da Federação Paulista de Futebol, que não permite que no primeiro semestre inteiro os jogadores do sub-23 atuem no Campeonato Paulista, sendo a melhor oportunidade que teria para fazer o intercâmbio entre categorias”, declara o diretor esportivo Diego Cerri.
Em relação aos jogadores, o Massa Bruta informou os casos serão tratados individualmente. Todos os atletas são observado pelo técnico Fernando Seabra, que vai avaliar quais podem ter oportunidades na equipe profissional a partir da próxima temporada.
Outros podem ser emprestados, para adquirirem mais experiência. Os jogadores que ainda tiverem idade para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025 serão avaliados para reforçar o sub-20.
Ainda de acordo com o clube, 90% dos profissionais da comissão técnica do Bragantino II assumirão outra função no clube a partir da extinção.