As exportações da piscicultura brasileira beiraram U$S 24 milhões, um aumento de 15% em relação ao faturamento de 2021. Os números são resultado de estudo realizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura, unidade de Tocantins, em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura, a Peixe BR.
A nação que mais consome o peixe exportado do Brasil são os Estados Unidos, destino de 81% dos embarques do setor em 2022. O Canadá, em segundo, recebeu 5% do total de peixes exportado. Taiwan, Líbia e México também compram peixes do nosso país.
Entre os estados que mais exportaram produtos de piscicultura, a liderança no ano passado ficou com o Paraná, responsável por 58% do total exportado. Mato Grosso do Sul e Bahia aparecem em segundo e terceiro, respectivamente.
Com relação ao peixe mais exportado, o destaque é a tilápia. As vendas da espécie, inclusive, deram um salto de quase 30% nas exportações entre 2021 e 2022.
O setor mantém o otimismo para este ano de 2023 e espera bons resultados tanto em relação ao mercado externo como em relação ao mercado interno como para o externo.