O Brasil terá quatro representantes no Campeonato Mundial de Corrida em Trilha e Montanha, que será realizado desta quarta-feira a sábado (7 a 10/6) entre as cidades de Innsbruck e Stubai, nos alpes austríacos. A seleção terá Letícia Saltori (Federação de Atletismo do Paraná) e Rogério Silvestrin (São Paulo FC) no Short Trail e Giovanna Martins (Federação de Atletismo do Paraná) e Célio Augusto Rosa (Federação Paulista de Atletismo) no Long Trail.
Orientados pelo técnico Raphael Bonatto, a equipe fez na segunda e terça-feira (5 e 6/6) o reconhecimento parcial do percurso, que foi alterado de última hora para o Long Trail em função do grande acúmulo de neve em alguns trajetos. A mudança foi necessária por questões de segurança dos participantes.
“O clima entre os atletas é de muita descontração, troca de experiências e principalmente colaboração, pois a todo momento os componentes da equipe cuidam uns dos outros”, disse Sidney Togumi, chefe da delegação brasileira e assessor da especialidade na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A delegação está no Hotel Kappeller e os atletas aproveitaram para trotar num pista pública de atletismo, localizada a menos de 2 quilômetros de distância da hospedagem nesta terça-feira.
A programação das provas dos brasileiros é a seguinte: Short Trial largada prevista para as 4 horas de quinta-feira (8/6) no horário de Brasília em Innsbruck e chegada em Stubai. Já o Long Trail será disputado a partir de 1:30 da madrugada de sexta-feira (9/6), também no horário de Brasília, com largada em Stubai e chegada em Innsbruck.
A Short Trail tem um percurso de 44,6 km, enquanto na Long Trail os participantes terão o desafio de correrem cerca de 86,9 Km, depois das alterações realizadas.
A World Mountain Running Association (WMRA) é a organizadora do evento. A World Athletics anunciou que a segunda edição do Campeonato Mundial reunirá mais de 1.100 corredores de 68 países. O primeiro evento foi realizado em novembro de 2022 na cidade de Chiang Mai, na Tailândia.
A competição será aberta nesta quarta-feira (7/6), com uma corrida de subida vertical, prova de 7,3 km, com 1.020 metros de ganho de altitude.