A partir desta segunda-feira, 15 de julho, brasileiros nascidos em setembro e outubro começaram a receber o abono salarial, também conhecido como abono do PIS. Para ter direito a esse benefício, é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2022 e ter recebido uma média de até dois salários mínimos por mês.
Além disso, é preciso estar inscrito no PIS (ou no Pasep, para funcionários públicos) há pelo menos cinco anos. O valor máximo do abono corresponde ao salário mínimo atual, que é de R$ 1.412.
Cerca de 24 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com esse pagamento. Os trabalhadores podem receber o abono indo a uma agência da Caixa. Aqueles que possuem o Cartão Cidadão podem sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos e até nas lotéricas.
Para os funcionários públicos, o abono é pago pelo Banco do Brasil. Os cidadãos podem verificar se têm direito ao benefício por meio do portal gov.br ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. E, em 15 de agosto, será a vez dos aniversariantes de novembro e dezembro receberem o abono.