Siga nossas redes sociais →

Capoterapia é destaque entre os cursos gratuitos voltados à melhor idade em Bragança Paulista

Publicidade

Capoterapia é destaque entre os cursos gratuitos voltados à melhor idade em Bragança Paulista

Capoterapia é destaque entre os cursos gratuitos voltados à melhor idade em Bragança Paulista

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com o objetivo de proporcionar à melhor idade mais qualidade de vida, continua investindo em cursos gratuitos de práticas esportivas, visando o envelhecimento saudável.

Mais de 30 pessoas estão participando do curso de Capoterapia, que é uma vertente da capoeira e utiliza alguns dos seus elementos em atividade física orientada para idosos, com instrumentos de percussão, ritmos específicos e gestualidade, proporcionando descontração, combate à depressão e à solidão, elevação da autoestima e o prazer de viver.

O professor de capoeira Jason Alves de Albuquerque explica que as aulas de capoterapia incentivam as pessoas idosas a realizarem exercícios de baixo impacto, auxiliando na coordenação motora, fortalecimento dos músculos, condicionamento cardiovascular e aumento da autoestima.

“Os exercícios trabalham com músculos específicos de acordo com cada necessidade e condição física. Hoje temos dezenas de idosos socializando, o que promove uma melhor qualidade de vida. Temos casos de superação de pessoas que estavam praticamente acamadas e hoje praticam a capoterapia. As aulas iniciam com uma sessão de aquecimento e alongamento, seguido por cantigas de roda e depois exercícios específicos de acordo com as condições de cada participante”, explicou o professor Jason.

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Francine Pereira, falou sobre a importância do investimento da capoteria na melhor idade: “A atual Administração tem investido em alternativas de cursos gratuitos para a melhor idade, e as aulas de capoterapia estão a todo vapor, sendo que provavelmente teremos que ampliar as vagas para os interessados em participar dessa atividade esportiva e cultural. Graças a essa modalidade, há a integração social e a ampliação do círculo de amizades entre eles, contribuindo para que tenham um envelhecimento saudável por meio da prática esportiva controlada, melhorando a saúde física e mental”.

A capoterapia é realizada todas às terças-feiras, das 14h30 às 15h30, no Centro Cultural Geraldo Pereira, no bairro do Matadouro. Mais informações no Fundo Social pelo telefone: (11) 4034-0010.

Publicado por

Picture of Vitor Hugo

Vitor Hugo

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias