Siga nossas redes sociais →

CBAt anuncia mudanças na área técnica; Joana Ribeiro Costa, ex-atleta do salto com vara, assume o novo cargo de supervisora Técnica

Publicidade

CBAt anuncia mudanças na área técnica; Joana Ribeiro Costa, ex-atleta do salto com vara, assume o novo cargo de supervisora Técnica

Jorge Bichara será assessor Especial da Presidência com funções no Conselho Técnico para a condução do plano estratégico para os Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial e Pan-Americanos

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou mudanças no seu departamento técnico, mas com o compromisso de manter a excelência na área que é uma das mais importante da gestão. Joana Ribeiro Costa será a nova supervisora Técnica e Jorge Bichara – que deixa a Diretoria Técnica por questões de família – permanece no projeto de busca de medalhas olímpicas e pan-americanas em outra função.

Jorge Bichara, 53 anos, será assessor Especial da Presidência com funções no Conselho Técnico e na condução do plano estratégico para os Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial e Jogos Pan-Americanos.

Joana Ribeiro Costa tem 41 anos, é professora de Educação Física. Foi atleta olímpica do salto com vara (Rio-2016). Sua qualificação para a Olimpíada é inesquecível: já tinha comprado ingressos para o atletismo e se inscreveu para trabalhar como voluntária, quando saltou 4,50 m no Troféu Brasil. Joana fez ginástica artística e sua carreira no atletismo teve início em 1994, no Projeto Olímpico USP-Xerox, coordenado por Pedro de Toledo, o Pedrão, nos saltos triplo e em distância e no pentatlo – o salto com vara feminino não existia na então categoria menores.

É formada em Educação Física pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), fez Ciências Biológicas na Clemson University, com especialização em Espanhol – competiu nos Estados Unidos enquanto estudava – e fez os cursos de treinadora de atletismo com foco na formação de atletas e Avançado em Gestão Esportiva (CAGE) do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Integrou o Conselho Técnico da CBAt de 2019 a 2021, foi considerada uma das melhores Representante dos Atletas na CBAt por sua atuação, e integra o Comitê Feminino da CBAt.

“Vai ser um grande desafio. Estudei, me preparei para isso. Esta é uma gestão de mudança e vou entrar para ajudar nesse projeto”, disse Joana, casada e mãe de Gabriela e Gustavo.

Jorge Bichara, reconhecido pelos bons resultados obtidos na gestão do alto rendimento do esporte nacional, chegou a CBAt em maio de 2022 e deixa de ser diretor Técnico por razões estritamente pessoais, sem divergências com a entidade. Precisa estar mais próximo de sua casa e família, no Rio, e não pode manter a rotina de viagens para Bragança Paulista, onde está localizada a sede da CBAt, e para eventos nacionais e internacionais.

“Optei por aceitar convite para assumir posição similar no Rio e ficar mais próximo de minha mulher e filhas. Mas me sinto corresponsável pelo plano esportivo desenhado para o atletismo”, afirmou. “Meu compromisso é prestar esse tipo de trabalho a CBAt e tenho o objetivo de cooperar – sei o quanto o atletismo brasileiro é capaz – na obtenção de medalhas olímpicas e em pans.”

A indicação de Joana enfatiza a tendência mundial reforçada pela World Athletics e já iniciada pela CBAt de abrir espaço e valorizar a participação feminina, um investimento também em pessoas que possam atuar na gestão esportiva em cargos estratégicos.

Publicado por

Picture of Diego Perez

Diego Perez

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias