A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta quarta-feira (19/4) uma lista de 62 atletas – 32 no feminino e 30 no masculino – para integrarem a seleção que representará o País no Campeonato Sul-Americano Sub-20, a ser realizado de 19 a 21 de maio, em Bogotá, na Colômbia. O Brasil busca manter a sua longa hegemonia na competição.
O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, anunciou os nomes dos convocados, com seus clubes e treinadores. “Não quero colocar pressão em ninguém, muito pelo contrário, mas estou bem confiante no desempenho da seleção em função dos bons resultados obtidos em Cascavel”, disse Wlamir. “O Sul-Americano é um momento de o atleta crescer, brilhar e se firmar, sendo observados por olheiros de Universidades dos Estados Unidos.”
Os atletas foram chamados com base nos resultados do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa da categoria, disputado de 7 a 9 de abril, em Cascavel, Paraná, e no Ranking Brasileiro em cada prova individual – masculino e feminino –, no período de 1 de janeiro de 2023 a 9 de abril de 2023.
No anúncio, o presidente da CBAt deu um destaque especial a Yuri Moreira Benites, indígena da etnia Guarani Kaiowá, de Mato Grosso do Sul, convocado para o lançamento do dardo, neste dia 19 de abril em que é comemorado no Brasil o Dia dos Povos Indígenas.
“Que os atletas façam o melhor por eles mesmos, pela família, treinadores, clubes e pelo Brasil. Sejam todos muito bem-vindos à seleção brasileira”, comentou Wlamir, que teve ao seu lado dos dois convocados – Helena Mees Valério e Samuel Costa Santana -, que participam do Camping de Meio Fundo e Fundo Sub-20, que está sendo realizado de segunda (17/4) a sexta-feira (21/4), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP).
“A expectativa é muito grande e espero fazer um bom resultado”, disse Helena, de 17 anos, que juntamente com a sua irmã gêmea, Ana Mees, também convocada para a seleção, pretendem estudar nos Estados Unidos.
Já Samuel Santana, campeão brasileiro dos 3.000 e dos 5.000 m, quer brigar por medalhas em Bogotá. “Sei que a altitude vai pegar (2.625 m em relação ao nível do mar), mas o objetivo é fazer o melhor e terminar entre os três primeiros”, afirmou o atleta, também de 17 anos.
Um dos destaques da equipe é Renan Gallina, campeão brasileiro dos 100 e dos 200 m, que já está qualificado para o Campeonato Mundial Adulto de Budapeste, na Hungria, que será disputado de 19 a 27 de agosto.