Os árbitros e assistentes designados para os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil iniciaram a preparação nesta terça-feira, 11, no Clube de Aeronáutica (CAER-RJ). Ao longo do dia, foram realizadas sessões de treinamento no campo e no VAR.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, destacou a importância desses encontros para aprimorar o trabalho individual e coletivo dos árbitros.
“É um trabalho fundamental. O árbitro também é um atleta, mesmo que à sua maneira. Eles precisam vivenciar situações reais de jogo. Trabalhamos casos de pressão alta, saída de bola curta, arremessos laterais, bolas paradas… o jogador é profissional porquê treina. A equipe do VAR também está trabalhando para que não haja erros”, avaliou Seneme.
Designado para o confronto de quinta-feira, 13, no Allianz Parque, em São Paulo (SP), Anderson Daronco (RS-FIFA) avaliou positivamente os encontros feitos pela Comissão.
“Trabalhamos lances reais. Já realizamos esses trabalhos no último ano e deram resultados em campo muito bons. Deslocamento, posicionamento, tomada de decisões… são situações que conseguimos aprimorar com instrução e treinamento”, disse Daronco, que vai atuar no clássico Palmeiras x São Paulo.
Nesta quarta-feira, 12, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), Wilton Pereira Sampaio (GO-FIFA) será o árbitro de Grêmio x Bahia. No mesmo dia, na Ligga Arena, em Curitiba (PR), Bráulio da Silva Machado (SC-FIFA) apitará Athletico-PR x Flamengo.
A designação para a partida entre Corinthians e América Mineiro, na Neo Química Arena, no sábado, 15, ainda será divulgada.