Na próxima segunda-feira, 25, às 14h30, o Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, em Bragança Paulista, será palco de uma celebração à arte, à resistência e à identidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove a exibição do curta-metragem documental “Oswaldo de Camargo, entre o frio e a música”, seguida de um bate-papo com o poeta Oswaldo de Camargo e a pedagoga Izilda Toledo, especialista em educação étnico-racial. Este projeto é realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo.
O documentário, com cerca de 18 minutos, aborda a relação do poeta bragantino com as artes, principalmente a música, como forma de enfrentamento ao racismo e ao apagamento histórico da população negra no Brasil. O “frio”, citado no título, faz referência à metáfora desse apagamento presente em “A descoberta do frio”, obra de Oswaldo recentemente relançada pela Companhia das Letras.
Durante o bate-papo, o poeta, que declara “Eu tenho uma fé inabalável na arte”, compartilhará suas experiências, enquanto Izilda Toledo enriquecerá o diálogo com sua perspectiva sobre educação étnico-racial e cultura.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral, com foco especial em escolas interessadas em promover um momento de aprendizado e interação para alunos e alunas. A programação contará com recursos de acessibilidade oferecidos pela equipe da profissional Malu Silva.