Siga nossas redes sociais →

CEP Rural garante cidadania à população do campo e traz segurança

Publicidade

CEP Rural garante cidadania à população do campo e traz segurança

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Desenvolvimento dos Agronegócios, realizou em abril de 2024 a implantação do Programa Rotas Rurais, a fim de cadastrar digitalmente a zona rural do município. O programa foi batizado no município como “CEP Rural” e já cadastrou o endereço de mais de mil propriedades rurais. Além disso, mais de 43 quilômetros de vias rurais foram mapeados.

O objetivo do programa, além de trazer integridade e cidadania à população do campo, “colocando-os no mapa”, vai facilitar o trabalho de um modo geral, seja no recebimento de insumos ou no envio de suas mercadorias, bem como vai possibilitar que serviços públicos como da Guarda Civil Municipal e do SAMU atendam os moradores da zona rural com mais agilidade sempre que acionadas. Haverá ainda melhoria na logística do agronegócio local.

Em novembro de 2023, o Governo do Estado publicou a Lei nº 17.384/2023, instituindo o Endereçamento Rural Digital no Estado, o chamado Rotas Rurais. Com isso, a Prefeitura realizou o cadastro dos endereços das propriedades rurais do município.

Na prática, o endereço rural funciona como uma espécie de CEP rural personalizado, por meio de uma ferramenta do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural.

Em qualquer lugar que o proprietário se encontre, é possível gerar um código exato da localização, que pode ser compartilhado com qualquer pessoa. As informações podem ser utilizadas em aplicativos de navegação como Waze e Google Maps.

Com o roteamento das vias rurais, que inclui a quilometragem e o “desenho” dessas vias, a Prefeitura pode nomear vias rurais e numerar as propriedades. Para cadastrar a propriedade rural, basta baixar o aplicativo Rotas Rurais na loja de aplicativos do celular e preencher os dados.

BENEFÍCIOS PARA O MORADOR DO CAMPO

• Mobilidade: chegar aos locais com mais facilidade;

• Logística: compra, venda e entrega de produtos e insumos (Correios, Mercado Livre, etc.);

• Compreensão do território: elaboração e implementação de políticas públicas assertivas a partir do melhor conhecimento geográfico da área rural do município;

• Serviços públicos: maior racionalidade e eficiência nos deslocamentos na prestação de serviços de extensão rural, saúde, segurança, assistência social, entre outros.

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias