A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Desenvolvimento dos Agronegócios, realizou em abril de 2024 a implantação do Programa Rotas Rurais, a fim de cadastrar digitalmente a zona rural do município. O programa foi batizado no município como “CEP Rural” e já cadastrou o endereço de mais de mil propriedades rurais. Além disso, mais de 43 quilômetros de vias rurais foram mapeados.
O objetivo do programa, além de trazer integridade e cidadania à população do campo, “colocando-os no mapa”, vai facilitar o trabalho de um modo geral, seja no recebimento de insumos ou no envio de suas mercadorias, bem como vai possibilitar que serviços públicos como da Guarda Civil Municipal e do SAMU atendam os moradores da zona rural com mais agilidade sempre que acionadas. Haverá ainda melhoria na logística do agronegócio local.
Em novembro de 2023, o Governo do Estado publicou a Lei nº 17.384/2023, instituindo o Endereçamento Rural Digital no Estado, o chamado Rotas Rurais. Com isso, a Prefeitura realizou o cadastro dos endereços das propriedades rurais do município.
Na prática, o endereço rural funciona como uma espécie de CEP rural personalizado, por meio de uma ferramenta do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural.
Em qualquer lugar que o proprietário se encontre, é possível gerar um código exato da localização, que pode ser compartilhado com qualquer pessoa. As informações podem ser utilizadas em aplicativos de navegação como Waze e Google Maps.
Com o roteamento das vias rurais, que inclui a quilometragem e o “desenho” dessas vias, a Prefeitura pode nomear vias rurais e numerar as propriedades. Para cadastrar a propriedade rural, basta baixar o aplicativo Rotas Rurais na loja de aplicativos do celular e preencher os dados.
BENEFÍCIOS PARA O MORADOR DO CAMPO
• Mobilidade: chegar aos locais com mais facilidade;
• Logística: compra, venda e entrega de produtos e insumos (Correios, Mercado Livre, etc.);
• Compreensão do território: elaboração e implementação de políticas públicas assertivas a partir do melhor conhecimento geográfico da área rural do município;
• Serviços públicos: maior racionalidade e eficiência nos deslocamentos na prestação de serviços de extensão rural, saúde, segurança, assistência social, entre outros.