Uma coletiva na manhã desta quarta-feira no Gabinete do Prefeito Edmir Chedid tratou sobre diversos assuntos de interesse público em Bragança Paulista, com destaque para as áreas de cultura, obras e esportes. Estiveram presentes além do Prefeito, a Vice-Prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta), a Chefe de Gabinete Ruzibel Sena de Carvalho, o Secretário de Juventude, Esportes e Lazer Paulo Alberti da Silva Filho, o Secretário de Obras Marcus Ivonica, a Secretária de Cultura e Turismo, Marilea Rezende Menezes, o Secretário de Comunicação Ricardo de Oliveira e o Presidente da LIESB (Liga das Escolas de Samba de Bragança Paulista) Cleber Centini.
Sobre o Carnaval 2025, o Prefeito Edmir Chedid explicou que a prefeitura optou por não realizar licitação devido ao tempo hábil reduzido e realizou três orçamentos para os itens necessários à realização do evento para que a LIESB escolha a partir de agora a melhor prestação de serviços e orçamento, além de passar a ficar responsável pela realização do Carnaval. Os recursos serão repassados pela Prefeitura. “Quero reiterar que o Carnaval será realizado e trabalharemos dentro do formato apresentado pela prefeitura”, afirmou o Presidente da Liga, Cleber Centini.
Outro ponto tratado durante a coletiva, foi uma atualização das obras paralisadas e o anúncio de duas novas obras. Das 36 obras no total, 34 estão em andamento, 2 são novas e 5 estão paralisadas.
Algumas obras serão entregues já dentro da Agenda 100, nesses primeiros cem dias de governo. “Nosso secretário de obras está realizando um ótimo trabalho e quero reforçar para que ele seja rigoroso com as empresas vencedoras das licitações”, reiterou o Prefeito Edmir.
OBRAS PARALISADAS
Foram apresentados também os motivos pelos quais as cinco obras estejam paralisadas. Uma delas diz respeito à contratação de empresa para implantação de cobertura móvel na Arena do Lago do Taboão. A Secretaria de Obras aguarda conclusão de imagens 3D para liberação da ordem de serviço pelo Gabinete. Outra obra é a construção do Complexo Turístico de Esporte e Cultura na Praça Dona Maria Franco Rodrigues (Concha Acústica). A Teto Construtora foi penalizada e teve o contrato rescindido. Agora é aguardado prazo jurídico para convocação da terceira colocada, já que a segunda já tinha penalidade no município. A Barragem do Lago do Orfeu está com seu projeto sendo revisado. A obra demanda ajustes constantes e aguarda ainda as devidas licenças ambientais. Já sobre a Ponte da Rua Peru, a empresa Fortiz Engenharia LTDA foi penalizada por não cumprir os prazos e agora é aguardado o prazo jurídico para a convocação da segunda colocada (Verdebianco). Na próxima sexta-feira o tráfego de parte da pista será liberado assim como a passagem de pedestres. Na Avenida Atílio Menin, onde estava sendo construído muro de arrimo, a empresa responsável declinou da continuidade do contrato e também é aguardado agora prazo jurídico para contratação da segunda colocada.
NOVAS OBRAS
Duas novas obras foram anunciadas pelo Prefeito Edmir Chedid. Uma delas já está em processo de contratação de empresa para implantação da Alça de Acesso da Avenida Dr. José Adriano Marrey Junior para a Avenida Estevan Diamant. Outra contratação em andamento é para a implantação de infraestrutura na Avenida Antônio Sérgio de Oliveira Lolli.
CANCELAMENTO DE CONTRATO ADES
Uma nova empresa deverá ser contratada para substituir os serviços da ADES (Agência de Desenvolvimento Econômico Social) que prestava serviços oferecendo aulas de esporte e lazer. O contrato foi rescindido pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer já que estava oneroso à Prefeitura, com custo de R$ 470 mil ao mês. A ideia é que as aulas sejam mantidas porém com empresa que ofereça menores custos.