O Banco Central divulgou que na última sexta-feira, 06, foram realizadas 227,4 milhões de transações, superando o recorde anterior de julho em cerca de três milhões.
Em apenas 24 horas, o total movimentado em pagamentos e transferências via PIX atingiu 108,4 bilhões de reais. A alta movimentação pode ser explicada pelo fato de sexta-feira ter sido o quinto dia útil do mês, data de pagamento de salários para muitos brasileiros, além da crescente popularidade do PIX.
O Banco Central destacou que “os números são mais uma demonstração da importância do PIX como infraestrutura digital pública, promovendo a inclusão financeira, a inovação e a concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”. Com o crescimento do uso do PIX, o órgão planeja lançar, no próximo ano, o PIX automático.
Essa nova funcionalidade combinará o PIX com o débito automático, permitindo que os usuários agendem transferências para empresas e paguem contas de água, luz, mensalidades escolares, taxas de condomínio e parcelas de empréstimos.