A Conmebol anunciou nesta segunda-feira, 19, mudanças no formato da Copa Sul-Americana, já valendo para a edição de 2023. Entre as novidades, estão uma fase preliminar com confrontos nacionais e um playoff entre a fase de grupos e as oitavas de final.
A fase preliminar não contará com a presença de clubes brasileiros e argentinos. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão quatro equipes cada, avançando duas de cada país para os grupos. Serão jogos únicos, com sorteio de mando de campo.
Na fase de grupos, a primeira colocação segue dando vaga direta nas oitavas de final. Os segundos lugares, porém, não serão eliminados – como aconteceu na última edição, por exemplo. Eles disputarão um confronto eliminatório contra as equipes que caírem como terceiras colocadas na Libertadores.
Como ficou:
- Fase preliminar (sem brasileiros e argentinos)
- Fase de grupos
- Playoff entre segundos colocados e times da Libertadores
- Oitavas de final
- Quartas de final
- Semifinal
- Final
O sorteio dos jogos da fase preliminar acontece nesta quarta-feira, dia 21. O Bragantino jogará a competição internacional nesta temporada – na última participação do Massa Bruta, o clube ficou com o vice-campeonato. São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos e Goiás são os representantes brasileiros na fase de grupos da competição.
Fonte: ge.globo