Siga nossas redes sociais →

Defesa Civil de Bragança Paulista está entre as 7 cidades do Estado mais eficientes segundo Tribunal de Contas

Publicidade

Defesa Civil de Bragança Paulista está entre as 7 cidades do Estado mais eficientes segundo Tribunal de Contas

O trabalho da Coordenadoria de Defesa Civil de Bragança Paulista para garantir a segurança da população foi reconhecido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O Município recebeu nota A no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M). A nota já havia sido alcançada também na avaliação anterior, de 2022.

Pelo i-Cidade, Bragança Paulista manteve a nota A de 2022, que é a máxima possível e significa altamente efetiva. Somente 7 municípios, dos 644 avaliados conseguiram a nota. A grande maioria das cidades ficou com a pior nota do índice, que é C (baixo nível de adequação). São 397 municípios nessa faixa. Alcançaram nota B+ (muito efetiva) 55 cidades; 105 ficaram com B (efetiva) e 80 com C+ (em fase de adequação).

O índice i-Cidade é referente à Proteção dos Cidadãos (Defesa Civil) e mede o grau de planejamento de ações relacionadas à segurança dos munícipes diante de eventuais acidentes e desastres naturais.

O IEG-M mede a eficiência de 644 prefeituras paulistas com foco em infraestrutura e processos. Avalia ainda a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação. O índice oferece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do Controle Externo e da sociedade.

Esta entre as prioridades da Prefeitura garantir a segurança e o bem-estar da população. Por isso, tem sido investido em obras de combate a enchentes e de infraestrutura que evitem danos aos moradores e garantam a segurança de todos em casos de eventos naturais extremos, mas também há investimento na equipe de Defesa Civil, para que possa estar preparada para atender com qualidade e eficiência em casos de emergência.

A nota do Tribunal de Contas confirma todo o investimento feito na Defesa Civil de Bragança Paulista. São oferecidos treinamentos constantes, equipamentos adquiridos em parceria com o Governo do Estado e busca em melhorar cada vez mais o atendimento aos cidadãos bragantinos. Esse resultado mostra a dedicação e empenho de todos que atuam na Segurança e na Defesa Civil do município.

INVESTIMENTOS

Entre janeiro e novembro de 2023, a Defesa Civil de Bragança Paulista atendeu 663 ocorrências, sendo 227 de queda de árvores; 99 vistorias em locais públicos; 106 vistorias em pontos críticos e 30 atendimentos de queimadas.

Os investimentos da Prefeitura na Defesa Civil são constantes. Em dezembro de 2023, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Bragança Paulista marcou presença na reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para o lançamento da Campanha “SP Sempre Alerta”, com foco na prevenção de desastres e prontidão contínua da Defesa Civil do Estado para eventos climáticos extremos.

A equipe também participa constantemente de cursos e palestras, para aprimorar os conhecimentos.

O investimento na infraestrutura contempla, nos últimos anos, a aquisição de kits de equipamentos e veículos, para atender às ocorrências. Bragança Paulista já recebeu do Governo do Estado kit com dois pluviômetros manuais, cinco rolos de 200 metros de fita zebrada, um rolo de 100 metros de lona plástica, duas jardineiras impermeáveis com botas, coletes para o Coordenador e Agentes Municipais de Proteção e Defesa Civil, bonés operacionais, capas de chuva, luvas de raspa e botas de PVC.

Em 2021, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, realizou a entrega de novo fardamento da equipe de Defesa Civil do município. Cada integrante da Defesa Civil recebeu um kit contendo calça, camiseta, colete, camisa de manga longa e casaco (gandola).

A Defesa Civil de Bragança Paulista foi contemplada pelo Governo do Estado também com novos equipamentos essenciais para dar suporte e auxílio nos trabalhos realizados. Foram recebidos pela Defesa Civil um gerador de energia, holofotes 100w de iluminação, tripés para os holofotes, tenda, motosserras grandes, capacetes multiuso, lanternas de LED recarregáveis e megafones.

O município recebeu ainda materiais como abafadores de fogo, enxadões, cantis de água, óculos de proteção ampla visão, pares de luva de raspa de couro, facões com bainhas, bombas costais de combate às queimadas, além de lanternas de led recarregáveis.

Em 2022, a Defesa Civil de Bragança Paulista ganhou reforço com o recebimento de uma nova viatura, em ato do Governo do Estado de São Paulo. Foi recebido ainda kit com motosserra, gerador, equipamentos de combate a incêndio, balsa inflável, holofotes, lanternas, entre outros equipamentos, para um atendimento mais eficiente e eficaz.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, adquiriu duas viaturas para integrar a frota da Defesa Civil e Guarda Civil Ambiental. As caminhonetes S10 LS DD4 4×4 Diesel foram obtidas com parte da verba destinada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

A Defesa Civil é responsável por coordenar e executar ações de defesa e proteção da população em situações de desastres naturais, emergências e calamidades. Sua principal função é prevenir ou minimizar danos, proteger e vigiar as pessoas afetadas, bem como promover ações de recuperação e evacuação após a ocorrência de eventos adversos.

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias