O verão é um período de intensas chuvas e altas temperaturas. Essa combinação, agravada pelos efeitos das mudanças climáticas, torna a época favorável para o aumento da reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika. De acordo com o Ministério da Saúde, para este ano é esperado um aumento no número de casos.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta (acima de 38ºC), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os sintomas mais comuns. No entanto, a infecção por dengue também pode ser assintomática ou apresentar quadros leves. A pessoa que apresentar algum dos sintomas acima, deve procurar por um dos serviços de saúde, sendo: UPA Bom Jesus, UPA Vila Davi ou Complexo Hospitalar Santa Casa.
Evitar a proliferação do vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, segue como medida mais eficaz. Dessa forma, é preciso empenho da sociedade para eliminar os criadouros com medidas simples e que podem ser implementadas na rotina como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água de animais de estimação, tampar ralos e pias, entre outros.
A população pode fazer denúncias de possíveis focos do mosquito da dengue através do e-mail: bragancacontradengue@gmail.com ou pelo número (11) 4033-0283.