O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira (2). A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em Bragança Paulista temos a torcida “Autistas Bragantinos”, torcida do Red Bull Bragantino, que nasceu em 2023, criada pelo Rafael Pires, pai de um garoto autista apaixonado por futebol. Por meio de suas redes sociais, o Bragantino reforçou a luta por respeito, acolhimento, igualdade e inclusão.
O município conta também com a AMADAS (Associação Mães e Pais de Autistas de Bragança).
Vale ressaltar que, em Bragança Paulista, 94 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista já foram confeccionadas, para reforçar a prioridade no atendimento nas unidades de saúde e educação, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.
Aos pais e responsáveis que desejam ter a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é necessário procurar o Serviço Social da Secretaria de Saúde (Praça Hafiz Abi Chedid, 125 – Jardim América), imprescindivelmente com CÓPIAS dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de endereço, Cartão SUS, laudo médico atestando o TEA e foto 3×4 da pessoa.