Por volta de 6h00 da manhã de terça-feira, dia 17, Policiais Militares de Pinhalzinho tomaram conhecimento de que um caminhão produto de roubo estaria transitando pela Rod. Capitão Bardoíno e que vários policiais estariam em perseguição dos autores. O roubo teria sido praticado na cidade de Santos, por quatro indivíduos.
Os policiais então se dirigiram para a rodovia e avistaram o caminhão e semirreboque no trevo Pedra Bela/Pinhalzinho e deram ordem de parada ao condutor, que desobedeceu, iniciando perseguição por cerca de um quilômetro, até que houve a abordagem dos ocupantes, que foram identificados como Wylas Neiva de Medeiros Silva, 32 anos e Alceu Lopes Batalha, 48 anos. Nada foi encontrada com eles na revista pessoal, apenas os celulares. Na revista ao caminhão e semirreboque, foi localizada a carga de 21 toneladas de café em grão, avaliada em R$ 466.000,00.
Em conversa informal com os indivíduos, estes disseram que foram contratados para levar a carga até Ouro Fino-MG, sem , no entanto, relatar o nome dos contratantes. O caso foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pinhalzinho, onde, verificando os celulares encontrados com eles, constatou-se que um deles era do motorista do caminhão, vítima do roubo, que ainda estava em poder dos comparsas dos dois abordados. Também durante a apresentação da ocorrência, obteve-se a informação de que o motorista-vítima havia sido liberado pelos comparsas da dupla por volta de 7:30 horas da manhã, na cidade de Cubatão. Tendo em vista que os dois foram surpreendidos na posse da carga produto de roubo e do celular da vítima, a qual ainda estava em cárcere privado, em poder dos comparsas destes, tratando-se, portanto, de crime permanente, os dois foram autuados em flagrante por roubo qualificado e associação criminosa e apresentados em audiência de custódia.