Com o foco de vídeos de curta duração, o aplicativo da Meta cresceu 23% em 2023 e ultrapassou o concorrente da chinês. O Instagram atingiu 768 milhões de downloads no ano passado em comparação com 2022 e se tornou o aplicativo mais baixado do mundo.
Os dados são da empresa de inteligência de mercado Sensor Tower. Já os downloads do TikTok, de uma empresa com sede em Pequim, subiram somente 4%, para 733 milhões em 2023.
Os números revelam que a plataforma de compartilhamento de fotos da Meta tem obtido sucesso na atração de novos usuários, depois que o aplicativo chinês se tornou uma ameaça. O Instagram lançou em 2020 os “reels”, que permitem ao usuário compartilhar vídeos curtos, ou seja, uma cópia do TikTok, e investiu em novos recursos.
O número de usuários ativos da rede social da Meta aumentou em 13 milhões nos últimos três meses do ano passado. Porém, o engajamento do TikTok segue maior: os usuários passam cerca de meia hora a mais nele.