O deputado Edmir Chedid (União) solicitou no início deste ano a ampliação do Programa Mulheres de Peito aos municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina, bem como aos do Alto Tietê (como Poá e Suzano) e da Região Metropolitana de Sorocaba (como Alumínio e Piedade). A iniciativa oferece mamografias gratuitas sem a necessidade de pedido médico ou agendamento prévio.
As carretas incentivam o público alvo de mulheres de 50 a 69 anos de idade a realizarem o exame que pode diagnosticar precocemente o câncer de mama, aumentando assim, a possibilidade de cura. Em 2023, o projeto já realizou cerca de sete mil exames e percorreu mais de dez municípios em todo o Estado.
Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar o RG e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Mulheres com idades entre 35 e 49 anos, e acima dos 70 anos, também podem passar por consultas, desde que, nesse caso, apresentem a solicitação médica do exame, mais os documentos necessários. As unidades móveis contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agente administrativo.
A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI). As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), que emite laudos à distância. Cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.