O deputado Edmir Chedid (União) reiterou nesta quarta-feira (17) para o governo estadual sua preocupação com o desenvolvimento de estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MITs). O parlamentar também demostrou sua insatisfação com as medidas adotas em nível estadual, que resultaram em prejuízos diretos às prefeituras e, consequentemente, para a comunidade e aos turistas.
A defesa ocorreu durante reunião com o secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, no Palácio dos Bandeirantes – sede do Poder Executivo –, na zona sul da capital; o encontro contou ainda com a participação dos presidentes das associações das prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico (Amitesp), Murilo Pinheiro – prefeito de Nazaré Paulista –, e das Cidades Estância do Estado (Aprecesp), Leandro Corrêa – prefeito de Brotas.
“Na pauta, destacamos principalmente a insatisfação dos gestores públicos municipais em relação ao contingenciamento de recursos financeiros destinados à promoção de melhorias nos municípios. Infelizmente, esta decisão resulta em prejuízos às prefeituras, que não podem manter ou ampliar programas e projetos no setor, e à comunidade, que deixa de ocupar as vagas abertas no mercado de trabalho com o desenvolvimento do turismo”, afirmou Edmir Chedid.
O parlamentar explicou que estâncias e Municípios de Interesse Turístico dependem significativamente dos investimentos governamentais para fortalecer sua infraestrutura e os serviços destinados aos turistas. “Esta reunião foi importante para que pudéssemos demonstrar a preocupação dos gestores públicos municipais; e para que pudéssemos reiterar nossa insatisfação com as medidas adotadas pelo governo estadual também quanto à falta de convênios”, acrescentou.
Na ocasião, o secretário Gilberto Kassab afirmou que as reivindicações serão apresentadas ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Ficou claro que precisamos ter mais previsibilidade a fim de garantirmos um melhor planejamento das atividades do governo estadual no setor do turismo. Tudo será encaminhado ao governador, que, desde o início de sua gestão, tem atuado para aperfeiçoar as regras e garantir melhorias aos municípios”, finalizou o secretário.
A reunião contou ainda com os deputados Maria Lúcia Amary (PSDB) e Paulo Correia Jr (PSD) – presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (Alesp) –, e o prefeito de Bragança Paulista, Amauri Sodré – vice-presidente da Aprecesp. Em maio, o governo estadual deverá apresentar às entidades e aos parlamentares o encaminhamento das demandas definidas ao turismo.