A Secretaria de Estado da Saúde irá repassar mais R$ 100 mil para garantir a manutenção das atividades do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), da Universidade Estadual de Campinas. O recurso financeiro, resultado de emenda impositiva do deputado Edmir Chedid (União) para o orçamento estadual, será liberada conforme o cronograma do governo.
O Hospital da Mulher – como também é conhecido em nível estadual –, inaugurado 37 anos atrás, é referência regional em complexidade terciária e quaternária na assistência à saúde da mulher e do recém-nascido, inclusive para casos de emergência. Pelo pioneirismo regional se consolidou como referência nacional para o tratamento de câncer ginecológico e mamário.
O CAISM atende exclusivamente os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade de saúde se constitui num hospital que presta assistência multiprofissional e interdisciplinar, além de promover o ensino, a pesquisa e a extensão; o atendimento à comunidade ocorre no complexo hospitalar da área de saúde da Unicamp, formado por um conjunto com oito prédios.
“A intenção é garantir a manutenção do atendimento prestado à comunidade. Afinal, o Hospital da Mulher também é referência para as pacientes do Circuito das Águas e da Região Bragantina, onde a demanda por atendimento ainda é grande apesar dos esforços demonstrados pelas prefeituras”, disse o deputado Edmir Chedid à época da indicação da emenda impositiva.