Siga nossas redes sociais →

Empresa dona do WhatsApp e Instagram está proibida de usar dados de usuários no Brasil para treinar IA

Publicidade

Empresa dona do WhatsApp e Instagram está proibida de usar dados de usuários no Brasil para treinar IA

Meta, empresa dona do WhatsApp, Facebook e Instagram, está proibida de usar dados de usuários no Brasil para treinar inteligência artificial.

A decisão é da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, a ANPD);

A coleta de dados para o treinamento de inteligência artificial faz parte da nova política de privacidade da empresa, cujos termos foram atualizados no dia 16 de junho.

Ao aceitar a política, o que é necessário para continuar usando as redes, o usuário automaticamente permite que a empresa use dados de publicações, como fotos e textos, para treinar sistemas de inteligência artificial, mas sem ter informações claras sobre como esses dados coletados são usados.

Além do Brasil, a União Europeia também questionou a prática. Com a repercussão negativa por lá, a Meta adiou a mudança da política na Europa, mas não fez o mesmo aqui no Brasil.

Em nota, a Meta disse estar “desapontada” com a decisão da ANPD e afirmou que a coleta de dados segue a legislação brasileira.

A empresa ainda afirma que a medida é “um retrocesso para a inovação e a competividade no desenvolvimento de IA, e atrasa a chegada de benefícios da IA para as pessoas no Brasil”;

Além da proibição, que foi publicada em despacho no “Diário Oficial da União”, a autoridade de proteção de dados estipulou multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento das regras.

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias