O Palmeiras acertou nesta quinta-feira a venda de Endrick para o Real Madrid. A operação deve ser oficializada pelos clubes por um valor de cerca de 70 milhões de euros (cerca de R$ 393 milhões na cotação atual).
O Verdão receberá 60 milhões de euros (cerca de R$ 337 milhões). O restante da operação, relativo a impostos, será pago pelo clube espanhol.
Do valor a que o Palmeiras tem direito, a maior parte é fixa, mas há uma parcela variável de bônus por desempenho do jogador.
Por causa da idade, ele só poderá se transferir para o Real Madrid depois de fazer 18 anos, o que ocorrerá em julho de 2024. Até lá, o atacante seguirá como atleta do Palmeiras.
A multa rescisória do contrato assinado em julho deste ano estava estipulada em 60 milhões de euros para clubes do exterior. O Verdão é dono de 70% dos direitos econômicos e negociou uma participação maior na operação – o restante pertence ao atleta.
Promovido ao elenco profissional durante a temporada, o atacante de apenas 16 anos fez sete jogos pelo time comandado por Abel Ferreira e marcou três gols. Dois deles na vitória por 3 a 1 contra o Athletico-PR, a última antes da confirmação do título do Campeonato Brasileiro.