A La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol de futebol, divulgou na segunda-feira (10) que três indivíduos foram sentenciados à prisão por proferirem ofensas racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Jr. Segundo a organização, essa é a primeira vez que a Justiça espanhola emite uma sentença desse tipo.
Os insultos racistas foram feitos por torcedores do Valencia durante um jogo contra o Real Madrid em maio do ano anterior. A La Liga ressaltou em comunicado que os acusados foram considerados culpados por crime contra a integridade moral, com agravante de discriminação racial.
Os três torcedores receberam uma sentença de oito meses de prisão e foram condenados a pagar as custas judiciais. Além disso, eles foram proibidos de frequentar estádios que sediam jogos organizados pela La Liga ou pela Real Federação Espanhola de Futebol por dois anos.
“Essa é a primeira sentença desse tipo na Espanha, resultante de um processo levado aos tribunais pela La Liga, com o apoio da Real Federação Espanhola de Futebol, do Real Madrid e, nas últimas semanas, do próprio Vinicius Jr”, destacou o comunicado.
De acordo com a La Liga, durante o julgamento, os acusados leram uma carta pedindo desculpas a Vinicius Jr e ao Real Madrid.
“Essa decisão é um grande avanço na luta contra o racismo na Espanha, pois compensa o dano sofrido por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara para aqueles que vão a um estádio de futebol para proferir insultos. A La Liga irá identificá-los, denunciá-los e eles enfrentarão consequências criminais”, afirmou o presidente da entidade, Javier Tebas.