Uma pesquisa recente revelou que os alunos que participam da Olimpíada de Matemática apresentam um desempenho superior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudo, conduzido pela organização Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), analisou escolas com altas taxas de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Os resultados mostram que as instituições com maior envolvimento dos estudantes na competição também registram maiores taxas de aprovação e menos distorções relacionadas à idade e série dos alunos. Especificamente, as escolas em que pelo menos 65% dos classificados avançaram para a segunda fase da Olimpíada foram consideradas de alta participação.
Além disso, o estudo concluiu que o aprendizado em matemática beneficia não apenas os alunos que se destacam na disciplina, mas toda a turma. No entanto, quando o grupo de escolas possui alunos premiados na Olimpíada, mas com baixa participação, surge uma desigualdade interna. Embora as médias no Enem tenham aumentado, a diferença nas notas entre os alunos também foi maior nesse cenário.
No que diz respeito ao desempenho geral no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os estudantes com medalhas na competição também obtiveram melhores resultados. O Saeb é aplicado a cada dois anos pelo Ministério da Educação e fornece indicadores educacionais para diferentes níveis governamentais.