A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) está lançando em redes de TVs abertas e fechadas sua campanha de marketing para alertar e orientar a população a se prevenir de fraudes intitulada Pare & Pense #Pode ser Golpe. A campanha, criada pela agência iDTBWA, trará informações e dicas para que clientes bancários se protejam de golpes aplicados por criminosos atualmente, como o do falso motoboy, da troca de cartão, de pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e da falsa central ou do falso funcionário de banco. Com uma paródia da música “Pare”, de Zezé Di Camargo e Luciano, a campanha joga luz para um assunto sério em tom leve, apresentando três versões de peças para a TV: uma com dicas para golpes em geral, outra para alertar sobre golpes que usam o aplicativo de mensagens WhatsApp e uma terceira versão que abordará o golpe da Falsa Central Telefônica de bancos.“Pare! Até quando você vai cair nesses golpes na vida? Pare! Sua grana e sua senha jamais podem ser divididas. Tem malandro de olho na gente. Se pedir dinheiro, diga não. Então, pare! Não dê mole para ladrão”, diz um dos trechos da peça publicitária.“Esta campanha é um bom exemplo de como o marketing pode ser corretamente usado para levar informação importante às pessoas e garantir a segurança dos clientes, que sempre foi prioridade do setor bancário, tanto que os bancos investem cerca de R$ 2,5 bilhões por ano em cibersegurança”, diz Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN. “Trabalhamos há décadas para garantir a tranquilidade dos nossos clientes em suas transações financeiras cotidianas e estamos lançando mais uma campanha massiva, desta vez para conscientização e orientação da população a se prevenir contra fraudes”, complementa.Além dos filmes, a campanha contará com spots de rádio e materiais Out of Home e peças digitais exclusivas para WhastApp, Linkedin, YouTube, Instagram e Facebook.A estratégia também contempla a participação de influencers que darão dicas antifraudes em suas redes sociais, como Preta Gil, GKay, Majur, Leo Santana, Gabi Versani, Felipe Roque, Blog da Cora, Vó da Pomba, e ainda estará presente em páginas de conteúdo digital no Instagram que contam com milhões de seguidores. “Nosso objetivo foi criar uma campanha de grande escala para levar informação para toda a população sobre como se prevenir de golpes e fraudes que tanto dão dor de cabeça e trazem prejuízos financeiros”, afirma Madalena Nader, que assumiu recentemente a Gerência Executiva de Marketing da FEBRABAN. Ela lembra que a pesquisa Radar FEBRABAN de setembro revelou que 95% dos entrevistados que receberam informações de prevenção a golpes afirmaram que o material foi importante para prevenção ou para sua atitude diante tentativas de fraudes. “Isso mostra a importância das ações de conscientização”, complementa. Adicionalmente, a campanha Pare & Pense #Pode ser Golpe está disponível no site antifraudes.febraban.org.br com a listagem dos golpes mais aplicados no Brasil e dicas de como preveni-los (leia mais abaixo). E ainda estará nas redes sociais da FEBRABAN, bem como dos bancos associados.“Como os golpes afetam brasileiros de todas as idades e classes sociais, escolhemos um hit dos anos 90, que toca as pessoas mais velhas, e adaptamos para a temática atual das fraudes, com muito humor”, diz Lucio Caramori, diretor de criação da iDTBWA.Fonte: Cidade Marketing
00:00