Siga nossas redes sociais →

Geração de energia solar alcança novos recordes no mês de junho

Publicidade

Geração de energia solar alcança novos recordes no mês de junho

Geração de energia solar alcança novos recordes no mês de junho

O Brasil alcançou dois novos recordes na geração de energia solar em junho de 2024. As marcas de 9.598 MW e 9.760 MW foram registradas nos dias 28 e 29 de junho, respectivamente, no subsistema Nordeste, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgados nesta quarta-feira (03/07). A mais alta correspondeu a 84,5% da demanda de energia na região naquele momento. O maior registro anterior havia ocorrido em maio.

“O sol que tanto castigou o nosso povo agora representa um tempo de mudanças e oportunidades para o Brasil, seja para a renovabilidade das nossas matrizes, ou para a construção de transições energéticas justas e inclusivas, gerando energias limpas, emprego e renda para nossa população”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Ao todo, segundo o ONS, foram registrados oito recordes na geração solar somente em 2024.  Seis deles no subsistema Nordeste e outros dois no Sistema Interligado Nacional (SIN), em janeiro e março. No acumulado de 2024, a capacidade de geração de energia elétrica total do Brasil cresceu 7.946 megawatts (MW), segundo dados disponibilizados pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As usinas solares fotovoltaicas representaram 73,5% da potência acrescentada, incluindo a expansão na modalidade de geração distribuída – GD.

Atualmente, a potência instalada total do Brasil é de 233.044MW, com 86,4% de participação de fontes renováveis. Ainda de acordo com as informações divulgadas, entraram em operação 157 novos empreendimentos de geração de energia no ambiente centralizado neste ano, 71% deles na região Nordeste. Em relação à Geração Distribuída, foram adicionadas 290.140 unidades geradoras, majoritariamente a partir da fonte solar fotovoltaica.

Informações da Aneel mostram que atualmente existem 21.224 usinas fotovoltaicas instaladas no Brasil, com outras 2.641.323 de unidades de geração solar na modalidade de GD,  totalizando uma capacidade instalada de geração de energia elétrica de 43,6 GW, cerca de 18,7% do total do país. Esse valor coloca a energia solar como a segunda maior fonte de energia do país, em termos de potência instalada.

Publicado por

Picture of Vitor Hugo

Vitor Hugo

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias