O governo estadual está realizando nesta semana (28, 29 e 30 de agosto) a Oficina de Regionalização da Assistência à Saúde. Esta iniciativa, que recebeu o apoio do deputado Edmir Chedid (União), integra o Projeto de Regionalização do Estado de São Paulo – Por um SUS Único. O objetivo é estabelecer medidas para uma melhor coordenação dos esforços realizados na área da saúde pública.
A Oficina de Regionalização, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, consiste na realização de discussões coletivas sobre a importância da parceria entre os municípios e o governo estadual. “A regionalização resultará numa alocação mais eficaz dos recursos públicos e numa disponibilização aprimorada de serviços, ampliando o acesso à saúde na macrorregião de Campinas”, disse.
Edmir Chedid explicou ainda que a regionalização proporcionará uma assistência de melhor qualidade aos pacientes de alta complexidade do SUS que são encaminhados ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. “Por isso, defendemos a importância da reestruturação e do encaminhamento de pacientes dentro de uma mesma região; defendemos a parceria entre municípios e Estado”, comentou.
Para a realização do evento, a Secretaria contou com o apoio dos departamentos regionais de Saúde de Campinas (DRS-VII) e de São João da Boa Vista (DRS-XIV), além do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems). A oficina ocorre no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, da Unicamp – que também é a responsável por organizar o evento.
O evento contou com inscrições prévias e conta com os gestores públicos de saúde dos 62 municípios abrangidos pela DRS de Campinas e DRS de São João da Boa Vista, assim como seus respectivos prestadores de serviços. Os programas de treinamento oferecidos aos profissionais do setor estão sendo conduzidos pelos gestores da Secretaria de Estado da Saúde e também do Cosems.
Nesta terça-feira (28) – segundo dia da Oficina de Regionalização –, o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, participou de um dos trabalhos em grupo desenvolvidos entre os profissionais do setor. “O Estado avança para poder garantir melhorias no atendimento à comunidade. Neste sentido, entendemos que a regionalização da saúde será fundamental ao processo”, concluiu.
Evento
Além do deputado Edmir Chedid e do secretário de Estado de Saúde, Eleuses Paiva, a Oficina de Regionalização contou com a participação do reitor da Universidade Estadual de Campinas, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles; da superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde; do coordenador do Projeto de Regionalização, Renilson Rehem; e de deputados.
Também participaram o empresário Victor Hugo Chedid, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e representantes do setor público de saúde de municípios da macrorregião de Campinas. No evento, o Circuito das Águas e a Região Bragantina foram representados pelos prefeitos de Socorro, Ricardo Lopes, e de Bragança Paulista, Amauri Sodré, respectivamente.