A gigante da tecnologia comunicou há alguns meses que adotaria a medida e a hora chegou. A partir de 1º de dezembro, as contas que não foram acessadas num período de dois anos serão deletadas para sempre.
E vai embora também tudo que tiver atrelado a elas: como arquivos de Google Docs ou Drive, dados do Meet e da Agenda, além de fotos e vídeos.
A medida vale para contas pessoais. Não afeta cadastros em plataformas do Google para empresas, escolas ou outras organizações, nem contas que estiverem configuradas com alguma assinatura, como a de um serviço do Google ou de terceiros, ou que tenham algum vídeo cadastrado no YouTube.
Ainda de acordo com a empresa, as primeiras contas que serão deletadas são aquelas que foram criadas há 2 anos ou mais e nunca mais foram usadas.
Segundo o Google, a exclusão das contas é uma medida de segurança, porque as chances de esses cadastros terem senhas que já apareceram em vazamentos de dados são maiores.
Se você tem conta no Google e não acessa há algum tempo, mas também não quer perder o conteúdo que eventualmente esteja vinculado a ela, acesse a conta o quanto antes e a movimente de alguma forma seja mandando um email, assistindo a um vídeo no YouTube ou realizando uma pesquisa no Google, por exemplo.